Espanha: Freiras sem convento, convento sem freiras


10.03.2017 -

n/d

Fazia mais de 500 anos que o povoado de Villamayor de Santiago, distrito de Cuenca, tinha freiras entre os moradores. Mas, desde 2014, quando as Franciscanas da Misericórdia viram-se obrigadas a deixar o convento, os habitantes do local tornaram-se órfãos. Falta-lhes vida. As religiosas estavam muito ligadas à vida do local e sempre ajudavam os vizinhos. Entre seus encargos estavam a educação das crianças, o cuidado com os idosos e outros trabalhos sociais.

Depois que as freiras foram embora e o edifício ficou vazio, o bispado e a Câmara de Cuenca deram início a uma profunda restauração tanto da igreja, quanto do convento. Entre outras obras, o telhado dos séculos XVI e XVII foi renovado, as umidades foram contidas e o templo pintado.

Os vizinhos também ajudaram na reforma e arrecadaram dinheiro para consertar o prédio, que tem 25 quartos, refeitório, cozinha e até uma estufa.

Infelizmente esta situação – de um edifício que fica vazio, sem comunidade religiosa – está acontecendo em muitos povoados da Espanha. Entretanto, os moradores de Villamayor de Santiago não admitem que isso possa ocorrer e, por isso, estão buscando uma congregação de religiosas que queiram viver no local e fazer parte de seu povo.

Freiras que procuram um convento

A 310 quilômetros de Villamayor de Santiago, em Valladolid, encontramos o contrário. Trinta freiras que, atingidas pela crise e pela bolha imobiliária, viram-se ameaçadas de despejo. Elas ficaram sem um convento, sem um lar. É a congregação das Carmelitas Samaritanas do Coração de Jesus.

Devido às dívidas, elas tiveram de dar o imóvel ao banco como pagamento. Não têm dúvidas, mas também não têm um lugar para viver.

O banco deu a elas um tempo para se mudarem e até ofereceu para que ficassem no local sem pagar aluguel. Mas as freiras começaram a procurar outro imóvel  e logo veio a solução. Rapidamente o Arcebispo de Oviedo lhes ofereceu um lugar: o Mosteiro de Valdediós.

Villamayor de Santiago espera que freiras que precisem mudar de casa ou que queiram aumentar a congregação em outro convento ou mosteiro os procurem. O povoado quer continuar tendo religiosas entre os moradores…

Fonte: Aleteia  via  Icatolica

 

Veja também...

Freiras de Cássia deixam santuário de Santa Rita no centenário de Fátima

Freiras do Fim dos Tempos: O grupo de rock formado por freiras que tem o papa Francisco entre seus fãs

Madre Teresa dialogou e teve visões de Jesus antes de fundar as Missionárias da Caridade, algo que não se soube até a sua morte. Disse Jesus: Quero freiras cheias de amor cobertas com a minha caridade na Cruz

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne