Para combater a fome do Brasil, pesquisadores elaboram um banquete de insetos, assim os pobres famintos poderão saciar a fome. Enquanto isto, os ricos e poderosos continuam a comer seus finos banquetes, de carnes nobres, lagostas e especiarias


04.07.2017 -

Brigadeiro de larva, tapioca de grilo...pesquisa no CE incentiva consumo de insetos para combater a fome.

n/d

Pesquisadores misturam insetos com ingredientes bem conhecidos para criar uma alternativa a alimentos convencionais, que, segundo a FAO, serão insuficientes para alimentar o mundo.

Grilo, mosca, larva e formiga não fazem parte da dieta tradicional do brasileiro e até geram repulsa. Mas, criados de forma adequada, são comestíveis. E o melhor: são nutritivos e podem ter bom sabor.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) cria insetos e os utiliza em pratos elaborados para que a população tenha os primeiros contatos com a dieta baseada nestes bichinhos, ainda novidade no Brasil.

O G1 foi recebido com um banquete de insetos e conheceu a pesquisa no departamento de gastronomia da universidade. São pratos típicos da nossa culinária, como queijo, tapioca, brigadeiro, crepe, mas tudo recheado com larvas e grilos.

n/d

n/d

"Os insetos dão crocância ao prato. Eles vão agregar valor proteico e crocância para o paladar", explica Rafael Queiroz, professor de gastronomia na UFC.

A ideia é que a comida seja atrativa e de gosto conhecido para o público perder o "tabu", explica Cristiane Coutinho, doutoranda em agronomia na UFC. Já nas próximas décadas, conforme os pesquisadores, o inseto será uma necessidade na alimentação global.

"A gente não tem como mudar o hábito alimentar do homem agora, mas a gente está mostrando a importância do inseto na alimentação, que tem proteína, entre outras substâncias necessárias para o desenvolvimento humano, e mostrando que isso é algo que vai acontecer num futuro. A gente está divulgando primeiramente a importância", afirma.

n/d

O estímulo à dieta tem como base um estudo da FAO, órgão da ONU para alimentação, que defende os insetos como uma resposta para o combate à fome no futuro, quando os atuais modelos de alimentação serão insuficientes para alimentar 9 bilhões de pessoas, população estimada do mundo para 2050.

As guloseimas foram aprovadas no primeiro teste da equipe, realizado em dezembro de 2016 em um congresso interno da UFC.

n/d

"A gente ficou muito surpresa quando fez o trabalho de entomofagia. Não sobrou nada e a gente fez bastante comida. O teste foi bem aceito, tinha gente que voltava pra comer mais, foi um importante feedback. Teve aluno que sugeriu colocar [os insetos] no sanduíche do RU [restaurante universitário]", lembra Paula Jéssica, estudante de Biologia.

Não vá sair comendo qualquer inseto

Antes que alguém possa pensar em pegar insetos por aí e preparar uma receita que viu na internet, a equipe tem um alerta: os insetos comestíveis são criados em condições especiais de higiene. Ainda assim, nem todos podem ser consumidos.

"Há mais ou menos 1,5 milhão de insetos descritos e só 1,9 mil deles podem ser consumidos. Eles são criados de forma especial, não são como os insetos que estão nas ruas", diz Cristiane.

No Brasil, apenas duas empresas estão habilitadas a vender insetos para consumo animal, mas nenhuma para alimento humano. Na prática, explica Cristiane, os pesquisadores adquirem o material dessas empresas, por falta de uma indústria no país habilitada a esse tipo de comércio. Fonte: G1

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Querem dar caviar aos ricos e vermes aos pobres. Interessante isto, não?

Lagosta para os ricos e insetos para os pobres, seria isto?

n/d

Muitos vão dizer: "Mas sr. Kutscher, sua pessoa é radical e entendeu errado, essa alimentação de insetos é para o bem da humanidade, e vai combater a fome". (e etc...)

Eu entendi e compreendi... muitissimo bem. Será para combater a fome. Ora seus hipócritas a serviço verdadeiramente da "Elite Globalista", quem passa fome são os mais "pobrezinhos" desta Nação e do Mundo, pois, os ricos e poderosos, continuam se banqueteando de uma alimentação privilegiada e distinta. Os "pobres e famintos" que comam vermes e insetos variados, se quiserem viver mais 1 dia de vida.

SIM, sou radical, porque a injustiça com os mais necessitados desta Nação, é milhões de vezes mais RADICAL e sem nenhuma misericórdia.

n/d

Já que o povo mais pobre e necessitado, não pode ser beneficiado com uma alimentação digna e saudável, então que coma vermes, grilos, baratas, formigas, enfim...

Mesmo tendo pessoas que consumam insetos aqui no Brasil, mas não sejamos hipócritas, estamos falando de "população", neste caso sabemos perfeitamente, que os "ricos e poderosos" querem comer "BEM" e os mais pobres que comam de suas sobras.

n/d

Os poderosos desde Mundo saciam-se em finos banquetes e oferecem as sobras do mundo aos pobrezinhos e necessitados, filhos humildes de DEUS.

Disse a Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade:

Cristo disse: «Tive fome e destes-me de comer» (Mt 25, 35). "Teve fome não só de pão, mas também da estima acolhedora que nos permite sentirmo-nos amados, reconhecidos, sermos alguém aos olhos de outrem. Foi desprovido não só da sua roupa, mas também da dignidade e do respeito humano pela grande injustiça cometida para com o pobre, que é precisamente o ser-se desprezado por ser pobre. Foi privado não só de um teto, mas também sofreu as privações por que passam os rejeitados e os escorraçados, aqueles que vagueiam pelo mundo sem ter ninguém que se ocupe deles".

Porque vocês, pesquisadores que desejam o "bem" do povo, não põem na mesa do café dos governantes desta Nação, lá em Brasília, por exemplo, este banquete de insetos: Com queijo, tapioca, brigadeiro, crepe, bolinhos, mas tudo recheado com larvas, grilos e baratas, para os governantes se deliciarem? Ah não, eles não tem escassez de alimentos, tem um café bem farto, não é!?

n/d

Contudo, diz na Sagrada Escritura:

"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero. Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome. Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo.  (Isaías 65)

"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.

n/d

Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém". (Salmos 72)

"Ergue do pó o necessitado e do monte de cinzas faz ressurgir o abatido; Ele os faz assentar-se com príncipes e lhes concede um lugar de honra...

n/d

...porque ao SENHOR pertencem os fundamentos da terra, e sobre eles estabeleceu o mundo". (I Samuel 2, 8)

"Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Maeust 25, 34 -40)

 

Veja também...

Sinal dos Tempos: Metade da população do mundo é extremamente pobre. Sendo que 1 bilhão de crianças vivem na pobreza, e milhares de crianças morrem a cada dia devido a fome

Feliz Ano Novo ao Brasil de paz, justiça e igualdade: Eles buscam nas sobras do lixo da sociedade, sua única refeição diária, para saciar a fome de suas famílias

Vivemos de lixo: Com fome, venezuelanos lutam diariamente, para comer restos do lixo

Lembrando: Patrimônio de 62 bilionários é igual ao de 3,6 bilhões de pessoas, ou seja, a metade da população da Terra. Isto é que os homens chamam de paz, amor e justiça

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne