Padre Divino Antônio Lopes: O tempo é agora. O tempo de entesourar preciosos tesouros no Céu é agora! Então, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem (Gl 6, 10)


02.09.2017 -

n/d

Prezado leitor, leia e medite esses pensamentos escritos pelo Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP(C) e descubra a preciosidade do tempo: “... enquanto temos tempo, pratiquemos o bem” (Gl 6, 10).

01

O tempo de entesourar preciosos tesouros no céu é agora... para ricos e pobres! Somente os ricos em boas obras se salvarão: “Exorta os ricos deste mundo, que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas, para delas desfrutarmos. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, acumulem um tesouro sólido para o futuro a fim de conquistarem a vida verdadeira” (1 Tm 6, 17-19).

02

Milhares de pessoas se desesperam na hora da morte porque passaram a vida inteira “entesourando” palha para o Inferno Eterno. Pedirão a Deus mais cinco minutos de vida para repararem todo o tempo perdido em trinta, sessenta, noventa anos de vida... mas não lhes serão concedidos: “Deus não nos colocou neste mundo para alcançarmos riquezas, nem adquirirmos honras ou contentarmos os sentidos, senão para procurarmos a vida eterna” (Santo Afonso Maria de Ligório).

03

Nascemos... vivemos... e morremos! Esse mundo é uma pátria transitória... passageira... estamos aqui como peregrinos... viajantes! O tempo de construir uma grande “mansão” no céu é agora... com os tijolos da oração e das boas obras. Quem deixa de realizar o bem para seguir as máximas e vaidades do mundo, constrói um “casebre” no inferno: “Tais são esses sábios do mundo, que sabem ganhar dinheiro, entregar-se aos prazeres, obter altos cargos, mas não acertam salvar suas almas” (Santo Agostinho).

04

O tempo de conquistar o céu é agora! Com a morte esse tempo termina! A morte “diz” para todos os habitantes da terra: morram para tudo o que é terreno e efêmero... morram, antes da minha “chegada”.

05

A vida “voa”... ela se escapa das nossas mãos por mais que a queiramos segurar! É mais fácil deter o falcão-peregrino, pássaro que alcança a velocidade de 160 Km/h e 320 km/h quando está atrás de uma presa... do que segurar a nossa vida: “Lembra-te que minha vida é um sopro” (Jó 7, 7). A vida é um sopro e muitos morrem roncando: “Morrem de repente em plena noite” (Jó 34, 20).

06

O tempo para salvar a alma espiritual e imortal é agora! Não conte com muitos anos de vida, porque você não é dono de nada. Cada segundo, minuto e hora que passam traz-nos um aviso: a morte está mais próxima! “... os seus dias já estão determinados e sabes o número de seus meses” (Jó 14, 5).

07

Milhões de pessoas idosas olham as fotografias da adolescência e dizem: como a vida passou rapidamente... parece que foi ontem! As que viveram santamente “cantam” com tranquilidade e segurança: estamos prontas para comparecermos diante do Tribunal de Deus! As que jogaram a vida fora “gemem” com insegurança e desespero: o que vamos dizer para o nosso Juiz naquele dia terrível! Todos se salvarão? Não! Deus não comete injustiça: “Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante tua vida, e Lázaro por sua vez os males; agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado” (Lc 16, 25).

08

Todas as pessoas ricas, milionárias, bilionárias, famosas... dirão na hora da morte, caso não morram de repente: que pouca coisa foi a vida neste mundo! O homem é só barro, a fama é fumaça... e o fim de tudo é cinza. Milhões de pessoas deixarão rastos obscuros e fétidos nesse mundo! Serão lembradas com repugnância e desprezo!

09

O tempo é agora! Agora é o tempo de realizar o bem... de viver para Deus... de entesourar tesouros no céu... de caminhar na presença do Criador e de mostrar para o próximo o caminho do céu. Como é perigoso brincar de viver... como é assustador viver com as costas voltadas para o Juiz que nos há de julgar. Que grande responsabilidade a da vida! “Quanto ao servo inútil, lançai-o fora nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes!” (Mt 25, 30).

10

O tempo de trabalhar para conquistar o céu é agora! O passado já não nos pertence... o futuro ainda não nos pertence. Devemos aproveitar o que nos pertence, isto é, o momento presente. Milhares de pessoas se agarram no momento presente, não para realizarem o bem e  entesourar para o céu; mas sim, para lamentarem com dor no coração e lágrimas nos olhos, que terão que deixar tudo para os homens quando a “senhora” morte chegar: “... ao morrer nada poderá levar, sua glória não descerá com ele” (Sl 49, 18). Milhões de pessoas perdem os bens passageiros e os bens eternos! Que desespero nas chamas do inferno! Que vida mais perdedora! Que ódio “devorador!”

11

O tempo é agora! Cada dia que passa a nossa vida é “engolida” pelo tempo. O tempo assemelha-se a um “monstro” faminto que “mastiga” raivosamente os nossos dias. No dia do aniversário olhamos para trás e dizemos: como esse ano passou rápido! Quando olhamos para toda a nossa vida, vemos que até os dias de glórias se afundaram no esquecimento... tudo se desbotou... se apagou... até as fotografias estão manchadas e “castigadas” pelo tempo. Ainda temos tempo? Façamos uso dele para salvar a nossa alma. É triste perder a vida terrena e a Vida Eterna!

12

O tempo é agora! Façamos todo o bem possível para conquistarmos a Vida Eterna! Trabalhemos até “doer”... ofereçamos ao Criador o pulsar do nosso coração... o sangue que corre nas nossas veias... a nossa respiração... cada passo e movimento... cada oração, penitência e boas obras. Não percamos nenhum segundo: “O tempo vale o quanto vale Deus” (São Bernardino de Sena).

13

Os mundanos que vivem agarrados às coisas caducas e passageiras desse mundo tentam se consolar dizendo: amanhã será melhor... o próximo ano será mais rendoso... esse político vai nos “salvar”. Enquanto isso o tempo vai passando sem se importar com o “sonho” dos mundanos. Feliz daquele que deixa de “sonhar” e acorda para Deus! Que diz com fé: o dia de hoje é meu. Hoje ainda posso amar a Deus... hoje ainda posso servir a Deus... hoje ainda posso reparar o meu passado... hoje ainda posso me aproximar do sacramento da confissão e fazer penitência pelos meus pecados. É melhor acordar agora do que sofrer o “pesadelo” do inferno após a morte!

14

O tempo é agora! Esse tempo pode durar vinte, quarenta, setenta, cem anos... acaba com a morte! É um campo de batalha onde não podemos perder... não existe uma segunda chance como acontece nas escolas e colégios. Da maneira como aproveitarmos a nossa vida, depende toda a eternidade: “Quando uma árvore cai, tanto ao sul como ao norte, no lugar onde cair, aí ficará” (Ecl 11, 3).

15

Como é triste, revoltante e “vomitante” observar milhões de pessoas usarem erroneamente do tempo dado pelo Criador para se santificarem... para lutarem pelo direito de cometer pecados e crimes: aborto, casamento gay, legalizar a prostituição e drogas... e outros.  E tudo isso sob as bandeiras da liberdade e do preconceito! O tempo é agora! Não para se rebelar contra Deus e sua Santa Lei; mas sim, para se santificar: “Quando as pessoas disserem: paz e segurança!, então, lhes sobrevirá repentina destruição” (1 Ts 5, 3). E milhares de covardes dizem tremendo de medo: Nada contra! Dizem isso para agradar os pecadores. Se estão a favor dos pecadores, então estão contra Deus: “Quem não está a meu favor está contra mim, e quem não ajunta comigo, dispersa” (Lc 11, 23).

16

O tempo é agora! Não para desprezar a Deus e suas graças, mas para salvar a alma. Feliz da pessoa que repete várias vezes ao dia: pobre minha alma, que será de ti?

17

É grande sabedoria realizar sempre o bem... estamos nesse mundo somente para isso. O tempo é agora! Quem nos acompanhará até a presença do Deus Eterno na hora do Julgamento? O nosso saber... beleza... riqueza... diplomas? Não! Os nossos familiares... advogados... amigos? Não! Os perfumes... roupas elegantes... carros importados? Não! Somente uma coisa falará em nosso favor na hora do Juízo: as nossas obras: “Felizes os mortos, os que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, que descansem de suas fadigas, pois suas obras os acompanham” (Ap 14, 13).

18

O tempo é agora! Sejamos “avarentos” em relação ao tempo... “apegados” a ele... ele vale mais do que o ouro e a prata... vale tanto como o céu, como o Sangue de Jesus Cristo... porque, bem empregado, põe-nos na posse do Criador.

19

O tempo é agora! Chegará também a nossa hora! Quando “contemplamos” a morte, “senhora” ceifeira, ceifando vidas à nossa volta, sentimos relutância e dor por termos também de perecer... seremos ceifados por ela... é uma questão de tempo: “Firmastes a terra há muito tempo, e o céu é obra de tuas mãos; eles perecem, mas tu permaneces, eles todos ficam gastos como a roupa, tu os mudarás como veste, eles ficarão mudados; mas tu existes, e teus anos jamais findarão!” (Sl 102, 26-28).

20

O tempo é agora! Quando vemos um defunto num caixão, dizemos imediatamente: esse já prestou contas a Deus de sua vida! E, logo, pensamos: chegará também a minha hora! Estou preparado? A nossa vida é um livro: cada página é um ano... cada palavra é um dia... cada letra é uma hora... cada acento é um minuto. Estão ali escritos todos os nossos pensamentos, todas as nossas palavras e todas as nossas obras. Tudo o que já esquecemos ou fizemos escondido! Conscientes desta responsabilidade, vivamos santamente.

21

O tempo é agora! O tempo passa para não mais voltar... o tempo desprezado e jogado fora será a coisa que os mundanos mais desejarão na hora da morte, quando a “senhora” morte “sussurrar” em seus ouvidos: não há mais tempo... o que fez está feito... a hora chegou!

22

O tempo de salvar a alma é agora! Ele acaba com a morte! Como você está empregando o tempo? Em que coisa o empregou até hoje? Em assistir novelas? Em passar horas e horas nas portas dos bares? Em conversas imorais e piadas de duplo sentido? Em olhar filmes e revistas imorais? Em perambular pelas ruas sem nada fazer? Você está vivendo perigosamente e correndo grande risco de se condenar ao Inferno Eterno!

23

O tempo de entesourar preciosos tesouros no céu é agora! O tempo inutilmente perdido e mal utilizado causará amargos remorsos ao enfermo no leito da morte.

24

O tempo é agora! Feliz da pessoa que se prepara para a morte todos os dias realizando sempre boas obras e vivendo na presença do Criador: “O tempo não é senão uma corrida para a morte” (Santo Agostinho).

25

O tempo é agora! Todos os momentos nos são dados em vista do último. Esperemos a morte em todas as “esquinas”, porque dela é impossível fugir: “É virtuoso quem espera a morte todos os dias; e é santo quem a deseja todas as horas para estar unido a Deus” (São João Clímaco).

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “O tempo é agora!”

Fonte: www.filhosdapaixao.org.br

 

Veja também...

Padre Divino Antônio Lopes: Os Santos são chamados pelos mundanos de loucos e fanáticos aqui nesse mundo, mas eles serão tomados de surpresa no dia do Julgamento, quando virem os loucos num trono de glória

Padre Divino Antônio Lopes: O mundo é um mar tempestuoso, a sua agitação é furiosa. Não nos desesperemos, mas chamemos por Cristo. Cristão, na tua barca dorme Cristo; desperta-O, que Ele censurará a tempestade e far-se-á a calma

Padre Divino Antônio Lopes: A Perseverança - Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 10, 22)

Padre Divino Antônio Lopes: Esse mundo inimigo de Deus, trava uma terrível batalha contra Jesus Cristo e seus seguidores

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne