Seus eletrodomésticos estão espionando você? Dispositivos inteligentes da LG são facilmente hackeados, alertam especialistas em segurança


09.11.2017 -

Você já ouviu falar de smart TVs e certo apps em seu telefone espionam você, mas e quanto a microondas, refrigeradores e aspiradores?

n/d

De acordo com pesquisadores de segurança, uma falha no aplicativo LG SmartThinQ pode permitir que os hackers assumam o controle de vários eletrodomésticos, como máquinas de lavar louça inteligentes, refrigeradores, microondas, secadores e aspiradores. Desnecessário dizer que, se um hacker puder acessar um desses aparelhos LG, os resultados podem ser devastadores. O hacker poderia usar uma câmera do aspirador de pó para espiar seu usuário, por exemplo, ou até mesmo ligar um forno inteligente e aumentar a temperatura ao máximo.

Depois de ter sido contactada por especialistas em segurança, a LG acabou corrigindo o problema, mas os usuários que ainda não instalaram a atualização de software mais recente ainda podem estar em risco.

A empresa de segurança situada em Tel Aviv, Check Point, elaborou os potenciais riscos de segurança que poderiam surgir desses aparelhos inteligentes da LG em uma recente postagem no blog: "A vulnerabilidade HomeHack poderia ter permitido que os invasores fizessem sua geladeira parar de funcionar, ligar o forno, acessar o câmera de vídeo em seus aspiradores robóticos e transformar o dispositivo em um espião em sua casa".

O aspirador inteligente da LG está equipado com uma pequena câmera, que é capaz de enviar vídeo ao vivo para o aplicativo SmartThingQ. Além disso, o robô também pode atuar como um dispositivo de segurança devido à sua capacidade de enviar um alerta quando o movimento é detectado. Sobre o aspirador inteligente, a Check Point disse: "No entanto, esta câmera, no caso de usurpação da conta, permitiria que o hacker espiasse o lar da vítima, sem que pudessem saber, com todas as consequências negativas óbvias da invasão de privacidade e violação de segurança pessoal".

Especialistas em segurança explicaram que uma vulnerabilidade no processo de login poderia permitir que os hackers interceptem o tráfego entre o servidor LG e o aparelho atual. "Ao manipular o processo de login e inserir o endereço de e-mail da vítima em vez dos seus próprios, foi possível invadir a conta da vítima e assumir o controle de todos os dispositivos LG SmartThinQ", explicou a Check Point. A empresa de segurança acrescentou que os hackers que utilizam estes aparelhos podem usar os dispositivos como ponto de partida para novos ataques, como spam ou propagação de malware.

Mas na era digital, as pessoas, infelizmente, têm mais que se preocupar com os aspiradores que podem espionar você ou fornos que podem atingir a temperatura máxima. Por muitos meses, a gigante de vendas, Amazon, esteve no centro da controvérsia em relação ao notório dispositivo Amazon Echo, que é um alto-falante Bluetooth que sempre escuta e responde a perguntas e comandos, semelhante ao assistente virtual Siri da Apple.

No ano passado, foi revelado que o Amazon Echo poderia ser facilmente hackeado e usado por agentes do governo para ouvir as conversas que você tem em sua própria casa. As informações coletadas dessas conversas - que podem incluir informações sobre preferências musicais ou mesmo finanças - podem ser vendidas para grandes corporações para fins de marketing, apesar de ser uma clara violação da Quarta Emenda da Constituição.

Parece que quanto mais a tecnologia avança e quanto mais convenientes nossas vidas se tornam como resultado, mais sacrificamos nossa privacidade. Os Estados Unidos estão começando a parecer cada vez mais como o mundo fictício criado por George Orwell em seu famoso livro de 1984, onde o "big brother" vigia toda a sociedade. À medida que avançamos mais profundamente no século 21, as empresas de tecnologia devem provar algo para encontrar um equilíbrio entre tornar nossa vida mais conveniente, enquanto ao mesmo tempo tomem as medidas necessárias para proteger os direitos de privacidade de seus clientes.

Visto em: www.anovaordemmundial.com
 

Veja também...

A Samsung está a avisar na sua política de privacidade que as coisas que disseres perto das Smart TV podem ser ouvidas e dadas a terceiros

CIA pode invadir computadores, TV, iPhone e Whatsapp, para espionar atividades, afirma Wikileaks

Nos EUA, revelado programa secreto que grava todas as conversas telefônicas desde 1987

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne