Em Portugal, tremor de 4,9 gera pânico em Évora: "Tive muito medo, nunca senti uma coisa como está", declarou morador local


15.01.2018 -

Um sismo com epicentro em Arraiolos, no distrito de Évora, registou-se esta segunda-feira, às 11h51. De acordo com as informações divulgadas pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o abalo alcançou os 4,9 na escala de Richter.

n/d

Num segundo comunicado do IPMA, enviado às 12h10, o organismo informou que "o sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas", afirmou o IPMA, realçando que poderão ser emitidos novos comunicados se a situação o justificar.

Em Évora, a 20 quilómetros do epicentro, a população saiu para a rua, assustada com o abalo, que produziu um som violento.

“Foi muito forte”, disse à Renascença uma trabalhadora do Museu de Évora, que estava no segundo andar. “Comecei logo a chorar e meti-me debaixo da secretária. A minha colega puxou-me, viemos todos pelas escadas e descemos à rua. Até chegar cá abaixo foi uma eternidade”, conta, ainda com “muito medo das réplicas.”

“Tive muito medo, nunca senti uma coisa como esta”, conta outra habitante. “Já telefonei à minha família, está tudo bem.”.

Abalo chegou a Coimbra

À Renascença chegam relatos de que o sismo foi sentido também em várias zonas da Grande Lisboa e até no Grande Porto, como em Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

O sismo foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da ANPC. A entidade está a receber muitos telefonemas de pessoas que dizem ter sentido o sismo.

Mais de uma hora depois, a ANPC ainda estava a receber telefonemas. “Mas o mais importante é que até ao momento não há registo de danos pessoais ou materiais”, disse Pedro Araújo.

Intensidade moderada

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

De acordo com o IPMA, a intensidade IV, com que classificou este sismo, é considerada moderada. “Os objectos suspensos balançaram. A vibração é semelhante a provocada pela passagem de veículos pesados ou a sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e louças tremem. Os vidros e louças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

O IPMA recorda que a localização do epicentro de um sismo "é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas", lembrando que "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

"Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação", acrescentou.

Visto em: http://rr.sapo.pt/noticia

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851: "As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades. Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará" (Isaías 24,18-20).

 

Veja também...

A Irmã Lúcia avisou: Se Portugal aprovar o aborto terá muito que sofrer

Haverá maior blasfêmia em Portugal? Da vasta lista de hospitais públicos que executam abortos a pedido da mulher, uma grande parte tem nomes de Santos, de Nossa Senhora e até do próprio Deus

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne