Alerta aos pais: Comer cápsulas de detergente virou moda entre os adolescentes; e pode ser fatal


16.01.2018 -

Tide Pod Challenge é o nome da nova “moda” da internet: a ingestão de cápsulas de detergente. Inegavelmente perigosa, a “moda” pode causar vômitos e dificuldades respiratórias, e pode até matar.

n/d

A nova “moda” consiste no compartilhamento de vídeos nos quais os jovens comem cápsulas de detergente para roupas, chegando até a preparar refeições com as cápsulas.

n/d

A internet chama de “desafio”, mas estas modas da internet nada mais são do que autênticos perigos para os adolescentes. Após a sucessão de casos de vítimas graves do “Desafio da Água Quente” e do “Baleia Azul“, apareceu mais uma onda que pode ser fatal e colocar em risco a vida dos jovens que as experimentam.

O conteúdo das cápsulas de detergente pode ter consequências graves para a saúde de quem ingeri-las. Segundo o Diário de Notícias, as cápsulas de detergente para roupas têm várias substâncias embaladas em plástico que se dissolvem quando entram em contato com água e que são prejudiciais à saúde.

As cápsulas podem incluir detergente em pó, amaciador e até água sanitária. Esta perigosa moda, popular nos EUA, ganhou o nome do detergente Tide devido às embalagens coloridas. No entanto, existem muitas marcas que utilizam o mesmo tipo de embalagens individuais.

A ingestão destas cápsulas pode provocar problemas respiratórios, confusão mental, vômitos e diarreia. A empresa que detém a Tide, Procter and Gamble (P&G), já reagiu com um alerta através de um comunicado compartilhado pela mídia norte-americana.

“Nossos recipientes de roupa são detergentes altamente concentrados que são projetados para serem lavados e usados com segurança em milhões de casas por dia. Só devem ser usados para lavar roupas e devem ser armazenados longe de crianças, independentemente da circunstância, mesmo que seja para uma piada”, disse a empresa.

Em 2012, os Centros para o Controle de Doenças (CDC) publicaram um relatório sobre os riscos de ingerir estas cápsulas depois de várias crianças terem se sentido mal. De acordo com o CDC, a ingestão tem maiores efeitos colaterais do que a exposição ao detergente normal.

No Twitter, surgem também vários utilizadores indignados face à adesão dos jovens norte-americanos a esta “moda” fatal. O site da marca Tide incluiu um vídeo de alerta para esta situação, com um jovem a dizer “Não! O que se passa? As cápsulas são para lavar roupa. Não as comam!”.

Visto em: ciberia.com.br

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne