Padres temem sofrer sanções da Lei Seca após celebrar missas no Paraná


30.01.2013 -  A nova Lei Seca, que proíbe a ingestão de qualquer quantidade de álcool pelos motoristas, causa dúvidas em padres de Londrina, no norte do Paraná. Conforme a liturgia da Igreja Católica, durante a celebração das missas, os religiosos devem tomar goles de vinho, que representam o sangue de Cristo.

Embora a quantidade seja pequena, se o padre for parado em algum ponto de fiscalização de trânsito, ele pode até ser preso. O padre Romão Martins diz que, apesar da proibição, vai manter a tradição durante as missas. “Eu posso ser pego, mas eu penso que o policial terá o bom senso na aplicação da lei”, acredita o religioso, que chega a celebrar quatro cerimônias seguidas aos domingos.

Segundo o padre Claudinei da Silva, o uso do vinho pode ser substituído por suco de uva ou por vinho sem álcool. “Sempre com o auxílio e com a orientação do bispo. Aí, nós podemos fazer”, diz.

Vinho sem álcool

Também em Londrina, uma empresa especializada na fabricação de vinho sem álcool acredita que deve lucrar com a aplicação da lei seca. Eles acreditam que a demanda pela bebida deve dobrar nos próximos meses.

Segundo os donos, a bebida é produzida de forma semelhante ao vinho convencional, mas o álcool é retirado durante a fermentação da uva. A forma de processar o vinho é segredo industrial e, por essa razão, não é revelada. “Pode tomar tranquilamente e rezar a missa, que não vai ter problema nenhum. Pode soprar o bafômetro tranquilamente”, afirma  um dos donos.

Fonte: G1


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne