Bastidores do Conclave: Cardeais da Ásia e da África despejaram votos no Cardeal Bergoglio


14.03.2013 -

n/d

CIDADE DO VATICANO - Sabe-se agora que além dos purpurados da América Latina, muitos cardeais da África e da Ásia despejaram seus votos no então cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio. O Blog apurou que esses votos foram fundamentais para consolidar a candidatura do arcepisbo de Buenos Aires desde o primeiro escrutínio. Os votos do italiano Angelo Scola diminuíram rapidamente nos escrutínios seguintes.

“Sem fortes candidatos, os africanos e asiáticos passaram a apoiar Bergoglio, que representava a mudança”, revelou uma fonte do Vaticano.

Essa articulação foi feita pouco antes do início do conclave pelo cardeal de Honduras, Óscar Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional. O Blog já havia antecipado o papel de Maradiaga como principal cabo eleitoral da candidatura de Bergoglio.

Na condição de principal nome da Cáritas em todo o mundo, o arcebispo de Tegucigalpa tem grande poder de ramificação e contatos com prelados influentes da Igreja em todos os continentes. Num Colégio dos Cardeais que muitos purpurados não se conhecem, essa interlocução internacional passa a ser um trunfo poderoso.

Fonte: Blog do G1

========================================

Leia também...

Cardeal que articulou candidatura do Papa é apreciador da Teologia da Libertação

Cardeal de Honduras articulou candidatura do Papa argentino

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne