Papa Francisco escolhe anel de prata e fará cerimônia mais curta e sem latim


18.03.2013 -

n/d

Continuando com gestos simbólicos, o papa Francisco determinou que sua missa inaugural, hoje de manhã, seja simplificada e encurtada, além de escolher um anel de prata em vez de ouro. A cerimônia deve reunir dezenas de milhares de fiéis diante da basílica de São Pedro e terá a participação de 31 chefes de Estado, entre os quais a presidente Dilma Rousseff e o ditador do Zimbábue, Robert Mugabe.

A principal mudança se refere ao abandono do latim para a leitura do Evangelho. A língua morta vinha sendo revalorizada pelo antecessor, o papa emérito Bento 16.

Hoje, a leitura será apenas em grego, língua que simboliza a "unidade das igrejas do ocidente e do oriente", conforme explicou ontem o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

O grego é usado em algumas missas papais como indicação de que a Igreja Católica Apostólica Romana quer se reunir às igrejas orientais, separadas pelo cisma de 1054. O turco Bartolomeu 1º, o "papa" dos cristãos ortodoxos, participará da posse --é a primeira vez que isso ocorre desde a ruptura.

As outras mudanças para "enxutar" a missa, que terá cerca de 2h, incluem uma procissão mais curta e a promessa de obediência por 6 cardeais --na inauguração de Bento 16, foram 12 cardeais.

O papa escolheu ainda seu anel de pescador --alusão à ocupação de são Pedro, o primeiro papa-- em prata folhado de dourado. O anel de Bento 16 e de vários outros pontífices eram fabricados principalmente em ouro.

"O papa ama uma certa espontaneidade", afirmou o porta-voz, em seu encontro regular com a imprensa. Ele aconselhou os jornalistas a não ficarem presos apenas ao texto da homilia que será distribuída antes da missa, já que Francisco tem improvisado nas falas.

A caminho da cerimônia, Francisco passeará a bordo do papamóvel pela praça de São Pedro para saudar os fiéis. Essa aparição está prevista para as 9h locais (5h da madrugada em Brasília).

Fonte: Folha SP

==========================================

Leia também...

Com o Papa Francisco, humor e naturalidade surpreendem o Vaticano

Vaticano divulga brasão do pontificado do Papa Francisco

Papa Francisco telefona para a Cúria Geral dos Jesuítas e causa admiração

Arcebispo Emérito de SP: Papa Francisco segue a linha da Teologia da Libertação

Papa revela que palavras de dom Cláudio Hummes inspiraram escolha do nome

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne