Reportagem: Seca histórica transtorna a vida dos moradores de São Paulo


01.11.2014 -

n/d

Habituada ao excesso e à pujança, a cidade mais rica e populosa do Brasil enfrenta o drama da escassez do bem mais precioso que há.

Os 11 milhões de habitantes de São Paulo, responsáveis por gerar quase R$ 500 bilhões por ano em riqueza, nos últimos meses observam com assombro suas torneiras secarem. Como resultado, a vida na principal metrópole brasileira vem sendo condicionada pela aridez de seus mananciais: atos corriqueiros como beber água, tomar banho ou lavar louça se tornaram desafios em razão da estiagem e da falta de planejamento das autoridades.

n/d

Moradores recorrem a galões de água mineral para consumo, deixam de lavar o carro e adiam a limpeza das roupas, condomínios limitam o acesso a piscinas e recorrem a caminhões-pipa, e há até quem substitua o banho em casa pela ducha em academias de ginástica. Água virou artigo de luxo. Embora a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) garanta não haver racionamento ou rodízio, Zero Hora testemunhou relatos de cortes no abastecimento, sobretudo entre o final da tarde e o começo da manhã, tanto em bairros periféricos como Itaquera quanto em ícones da opulência paulistana como o Morumbi.

Veja, em vídeo, o drama de quem vive com escassez de água:

 

A cada semana que passa sem chuvas intensas, o mar de asfalto vai virando sertão. A publicitária Bianca Ribeiro, 27 anos, moradora do bairro Vila Mariana, chega a receber ligações diárias da mãe desde a cidade de Amargosa, no Recôncavo Baiano, para saber se ela ainda tem água na torneira. Em Amargosa, no Nordeste, pouco chove, mas a família de Bianca vive em uma pequena chácara com piscina cheia e abastecimento ininterrupto.

No sobrado que Bianca divide com quatro amigos na Rua Padre Machado, 1,7 mil quilômetros ao sul do município baiano, a revolução no cotidiano atesta o impacto da seca paulistana. Das três máquinas de lavar disponíveis, apenas uma segue em uso. Os moradores, que antes lavavam roupas separadamente, agora misturam as peças para reduzir o gasto e prolongar a vida útil da caixa d'água. O resto do último enxágue é retirado para lavar o quintal. O pátio da frente, porém, deixou de ser limpo, assim como os dois carros.

— Dia sim, dia não, acaba a água que vem da rua depois das 17h, 18h, e volta só na manhã seguinte. A gente tem de poupar ao máximo para não ficar sem água na caixa. Mesmo assim, tem dia que acaba — lamenta Bianca.

Até a alimentação dos moradores foi alterada nos últimos dois meses, quando o abastecimento se tornou incerto. Para não sujar ainda mais louça, que já costuma se acumular sobre a pia, a comida caseira é substituída por sanduíches, pizzas e outros lanches que podem ser consumidos sem pratos ou talheres. Resta o temor de que a situação piore.

— Estamos todos apavorados. Assusta muito o risco de que fique cada vez pior. Ainda não penso em me mudar porque moro em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, e não acredito que vão nos deixar sem água — desabafa a publicitária.

Banho em academias e copos de plástico nos restaurantes

Para se adaptar ao clima árido, vítimas da crise adotam hábitos incomuns e novas regras em condomínios e restaurantes. Paulistanos estão recorrendo, por exemplo, a academias de ginástica não para se exercitar, mas para tomar banho.

— Como não dá para proibir, instalamos temporizadores nos chuveiros para limitar o gasto — conta o proprietário de uma rede de academias José Carlos Barbagli.

A valorização de cada gota disponível leva ainda condomínios e restaurantes a inovar: alguns prédios restringem o acesso às piscinas em determinados dias ou horários, a fim de reduzir a necessidade de reposição. Restaurantes substituem copos de vidro por recipientes descartáveis de plástico.

— Lavamos menos copos, mas não sabemos até quando será possível continuar desse jeito porque o custo aumenta — observa a gerente do Rigoletto, localizado no bairro Pinheiros, Roseli de Oliveira.

Por vezes, as estratégias são insuficientes e é necessário recorrer a caminhões-pipa em plena metrópole. Em um mês, Roseli teve de comprar quatro cargas para encher o reservatório e manter o estabelecimento aberto. Como resultado, o valor do caminhão-pipa mais do que dobrou e pode superar R$ 1 mil para 15 mil litros na cidade.

A água se tornou um produto tão valorizado que, combinado ao bom humor paulistano, dá origem a iniciativas como uma promoção da Rádio Mix FM que oferece mil litros como prêmio para quem enviar um vídeo com a melhor "dança da chuva".

— Estamos na torcida para que tudo se resolva, mas rir um pouco não faz mal — opina diretor da rádio.

Outras emissoras, mais sérias, transmitem boletins sobre o nível das barragens com a mesma gravidade com que informam as oscilações da Bovespa. O que os paulistanos ouvem equivale a um crack da bolsa: o sistema Cantareira, que mata a sede de 6,5 milhões de pessoas, perde um ou dois décimos percentuais de sua capacidade a cada dia e chegou a míseros 12,4% sexta-feira.

Em razão disso, parte da maior frota de automóveis do país, com 5 milhões de veículos, deixou de ser lavada. Tornou-se comum ver carros cobertos de poeira nas ruas. Para reverter a queda de um terço no movimento, o dono de lava-jato José Ferreira decidiu exibir em uma faixa a garantia de que retira a água de um poço artesiano, e não da rede da Sabesp.

Má qualidade da água preocupa moradores

Além da pouca quantidade, a qualidade da água também preocupa os moradores de São Paulo e leva a um pico na procura por distribuidoras de água mineral. Proprietário de uma revenda no bairro da Penha, Paulo Roberto Murda viu um acréscimo de quase 300% na venda de galões, mas garante que preferiria ter menos lucro:

— Eu gostaria de vender menos água, mas que chovesse sobre as barragens.

n/d

Um dos motivos para a explosão de demanda é visível na casa do cabeleireiro Humberto Augusto Vila Real, 53 anos. A cada dois dias, ele precisa retirar a vela interna do filtro de água da cozinha para limpá-la. O objeto, originalmente branco, sai marrom-escuro — a Sabesp informa que não há registro de problemas de qualidade.

— Quase toda noite falta água e, quando volta, sai da torneira esbranquiçada ou marrom — lamenta Vila Real, que toma banho dentro de uma grande bacia para reaproveitar parte da água do chuveiro nos sanitários.

A crise da seca é mais sentida nos bairros da periferia, principalmente nas casas com caixas d'água menores (ou sem reservatório) e maior consumo. Em Itaquera, por exemplo, bairro onde fica o estádio que abriu a Copa do Mundo, a família de José Bezerra, 32 anos, em muitos dias só consegue tomar banho até as 22h.

— Depois disso, só no outro dia de manhã — lamenta.

Mas os efeitos da sequidão na metrópole já chegam a bairros sofisticados como o Morumbi — embora quem mais perceba isso sejam os empregados das casas de alto padrão e grandes caixas d'água.

— O patrão não percebe porque a água costuma faltar de madrugada e depois volta. Mas quando a gente tenta abrir a torneira às 6h, sai ar — conta o motorista Cláudio Fernandes, 45 anos, que trabalha em uma casa a menos de 500 metros do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado mais rico do país — e um dos mais secos.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

 

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

É ouro liquido, dizem moradores desesperados de Itu (SP) que fazem fila em bicas e poços por água

O Rio de Janeiro enfrenta a pior seca dos últimos 90 anos, o rio Paraíba do Sul, que abastece 12 milhões de pessoas está abaixo da capacidade

Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, diz diretor da Sabesp em áudio

Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Onde só passava barco dá para caminhar: O nível de 8 reservatórios que formam o sistema Alto Tietê chegou a nivel critico

Seca em Minas: Rios viram estradas de terra e morador diz que nunca viu algo assim

Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Situação Critica: Sem chuva, água do Alto Tietê só dura mais 2 meses

Grave seca também no Rio de Janeiro pode deixar população sem água

Falta d'água atinge 13,7 milhões de pessoas em 68 municípios de São Paulo

Seca: Está faltando água até para caminhão-pipa em Belo Horizonte e região

Povo Desesperado: Com falta d'água, moradores de Itu (SP) chegam a saquear caminhões pipa

Imagem mostra antes e depois de local afetado pela seca em Minas Gerais

Seca faz nascentes na Serra da Canastra perderem um quilômetro de extensão

Pela primeira vez, seca a nascente do rio São Francisco, em Minas Gerais

Falta de água: Peixes morrem por falta de vazão no Rio Piracicaba

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne