Filamento gigantesco de 700 mil km de comprimento chama a atenção nas imagens do Sol


09.02.2015 - Um gigantesco filamento se formou recentemente na cromosfera solar e vem chamando bastante a atenção dos observadores. A feição tem cerca de 700 mil km de comprimento e é uma das maiores já vistas nos últimos quatro anos.

n/d

Enquanto as manchas solares podem ser facilmente observadas com auxílio de óculos de proteção, algumas feições dominantes da estrela só se tornam visíveis quando olhadas através de equipamentos especiais.

Na imagem acima, registrada através de telescópio h-alpha instalado no observatório solar Apolo11, em São Paulo, vemos uma dessas feições totalmente invisíveis a olho nu, mas que está chamando bastante a atenção dos pesquisadores.

Trata-se de um dos mais longos filamentos solares já observados nos últimos quatro anos e que praticamente corta a metade do disco solar. Seu tamanho estimado é de 700 mil km, quase o dobro da distância entre a Terra e a Lua.

Os filamentos são estruturas muito densas, longas e finas formadas por gases ionizados que se aglutinam acima da cromosfera, ao redor de algumas linhas dominantes do fluxo magnético do Sol

n/d

Essas regiões gasosas são mais frias que o plasma da vizinhança e são mantidas no lugar pela força do intenso campo magnético. Por serem mais frios que as regiões vizinhas os filamentos aparecem nas imagens h-alpha como traços mais escuros. Para facilitar a observação, a cena registrada apresenta as cores invertidas, realçando os detalhes mais tênues.

Se pudéssemos observar os filamentos mais de perto, veríamos que sua aparência se assemelha a uma longa cordilheira, com grandes variações de altura. Alguns cumes podem ultrapassar 100 mil km de altitude.

Quando estão na borda do Sol, do ponto de vista da Terra os filamento parecem muito brilhantes, pois contrastam com o escuro do espaço. Nesta condição eles recebem outro nome passam a ser chamado de proeminências.

Fonte: Apolo11

=========================

Nota de www.rainhamaria.com.br 

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lucas 21,25)

"O sol converter-se-á em trevas e a lua, em sangue, ao se aproximar o grandioso e temível dia do Senhor". (Joel 3, 4)

"Lamentai-vos, porque o dia do Senhor está próximo como uma devastação provocada pelo Todo-poderoso.
Por causa disso deixam cair os braços; todos perdem a coragem; ficam cheios de terror...Tomados de convulsões e dores, eles se retorcem como uma mulher em parto. Olham uns para os outros e têm o rosto em fogo. Eis que virá o dia do Senhor, dia implacável, de furor e de cólera ardente, para reduzir a terra a um deserto, e dela exterminar os pecadores.
Nem as estrelas do céu, nem suas constelações brilhantes, farão resplandecer sua luz; o sol se obscurecerá desde o nascer, e a lua já não enviará sua luz.
Punirei o mundo por seus crimes, e os pecadores por suas maldades. Abaterei o orgulho dos arrogantes e humilharei a pretensão dos tiranos. Tornarei os homens mais raros que o ouro fino, e os mortais mais raros que o metal de Ofir. Farei oscilar os céus, e a terra abalada será sacudida pela ira do Senhor Deus dos exércitos, no dia do seu furor ardente". (Isaías 13, 6-13)

 

VEJA TAMBÉM...

Visões do Autor deste Site: Primeiro sonho, no ano de 1995, o Sol se Escurece

Santa Hildegarda profetizou: No tempo do avanço tecnológico, laicismo, decadência dos costumes, e então o castigo tremendo

Eles serão amantes dos prazeres, porque aqueles dias serão como nos dias de Noé, e como nos dias de Lot em Sodoma e Gomorra

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne