Cinzas do Vulcão chileno Calbuco já atingem o Rio Grande do Sul e a Capital Porto Alegre


25.04.2015 - Uma mancha cinzenta no horizonte indica que as cinzas do vulcão chileno Calbuco atingiram Santana do Livramento, na Fronteira do Rio Grande do Sul. De acordo com Metsul, imagens de satélite mostram a nuvem alcançando com maior densidade e em elevada altitude a região do Chuí e com menor densidade a área da Campanha.

O material lançado chegou à Porto Alegre por volta das 22h (ontem dia 24), nos níveis mais altos da atmosfera.

Imagem de satélite mostra cinzas sobre a Capital:

n/d

Dos pontos mais elevados de Livramento, e da cidade vizinha, a uruguaia Rivera, foi possível vislumbrar, no fim da tarde, uma nebulosidade cinzenta em meio às nuvens. As colorações do pôr do sol tiveram tonalidades diferentes em pontos mais atingidos pelo material expelido pelo Calbuco.

n/d

De acordo com o coordenador do Departamento de Treinamento de Voo da PUCRS, professor Lucas Fogaça, as cinzas do vulcão podem causar problemas em aeroportos ou em voos. No caso de Porto Alegre, a probabilidade é de que possam ocorrer problemas apenas para voos da Capital para regiões afetadas. “Como em Porto Alegre devem chegar apenas resquícios das partículas, o aeroporto Salgado Filho em si não deve ser atingido”, disse. Na questão dos voos, o professor afirma que o acúmulo de cinzas pode corroer os equipamentos de uma aeronave. “Essas partículas são extremamente abrasivas. Elas podem prejudicar as asas, a cabine e, principalmente, a parte interna dos motores”, relatou.

Conforme Fogaça, dependendo da densidade da nuvem pode ser julgado que o voo não será afetado. “A companhia aérea é que opta pelo cancelamento da rota”, disse. “Os voos mais distantes não tem tanto combustível para desviar da rota”, comentou o professor. “Não há muito o que fazer, tem que esperar passar”, completou.

Enquanto as cinzas do vulcão começam a se deslocar para o Estado, as operadoras e agências de viagem já temem prejuízos por conta do fenômeno. O principal destino prejudicado é Bariloche, onde os voos já estão cancelados. “O setor está alarmado caso o vulcão por mais tempo em erupção”, afirmou a vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem do RS (ABAV-RS), Rita Vasconcelos.

Nas próximas 24 horas se espera que mais regiões gaúchas tenham cinzas em dispersão na média e alta atmosfera. No entanto, não deve haver riscos e os efeitos percebidos devem ser apenas na percepção de tom mais acinzentado do céu. O vulcão Calbuco registrou duas violentas e surpreendentes erupções na última quarta-feira após meio século de inatividade, o que provocou espanto nas cidades de Puerto Montt, Puerto Varas e localidades próximas, 1,3 mil quilômetros ao Sul de Santiago. Cinzas chegaram a cidades da Argentina e do Uruguai ainda na quinta.

Fonte: Correio do Povo RS

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Quarta-feira (22) o vulcão Calbuco entrou em erupção e expeliu uma potente coluna de cinzas de vários quilômetros de altura, o que não acontecia há quase 50 anos, continuava em atividade nesta quinta-feira (23), causando o cancelamento de voos de cidades próximas tanto no Chile quanto na Argentina.

n/d

n/d

O Vulcão que fica próximo das cidades de Puerto Varas e Puerto Montt.

As imagens assustam os chilenos, criando um espetáculo da natureza impressionante.

n/d

n/d

 

Nota final de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...A natureza exige vingança para os homens, ela treme de espanto na expectativa do que deve suceder à terra manchada de crimes. Eu dirijo um apelo premente à terra, chamo os verdadeiros discípulos do Deus vivo que reina nos céus; convoco os verdadeiros imitadores de Cristo feito homem, o único e verdadeiro Salvador dos homens; apelo para os meus filhos, meus verdadeiros devotos, os que se entregaram a mim para que eu os conduza a meu divino Filho, aqueles que eu levo, por assim dizer, nos meus braços; os que viveram do meu espírito; enfim, chamo os Apóstolos dos últimos tempos, os fiéis discípulos de Jesus Cristo, que viveram num desprezo do mundo e deles mesmos, na pobreza e na humildade, no desprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e desconhecidos do mundo. É tempo que saiam e venham iluminar o mundo. Ide, e mostrai-vos como meus filhos queridos; estou convosco e em vós, contanto que vossa fé seja a luz que vos ilumine nesses dias de desgraça. Que vosso zelo vos torne como que famintos da glória e da honra de Jesus Cristo. Combatei, filhos da luz, vós, pequeno número que consegue ver: pois eis o tempo dos tempos, o fim dos fins".

Diz na Sagrada Escritura:

"Logo após estes dias de tribulação, o sol escurecerá, a lua não terá claridade, cairão do céu as estrelas e as potências dos céus serão abalada"s. (São Mateus 24, 29)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Leia também...

Os Dias de Noé voltaram: Novamente os homens nada sabem, até o dia em que...

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne