Sinal dos Tempos: Pensando na possível escassez alimentar, que poderá atingir a população, pesquisadoras brasileiras desenvolvem pão com farinha de baratas


01.02.2017 -

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) descobriram uma nova forma de produzir alimento mais barato e nutritivo. As alunas de Engenharia Química de Alimentos, Andressa Lucas e Lauren Menegon, desenvolveram uma farinha feita de baratas que possui 40% mais proteínasdo que a farinha de trigo normal.

n/d

n/d

Até 2050, a população mundial poderá chegar a 9,7 bilhões de pessoas, 32% a mais do que hoje, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Pensando na possível escassez alimentar que poderá surgir a partir disso, as pesquisadoras resolveram ir atrás de uma solução capaz de suprir as necessidades da população de forma efetiva, rápida e sem consumir muitos recursos.

n/d

Foi aí que a ideia de utilizar insetos apareceu: “Insetos são muito mais disponíveis. Eles possuem um retorno mais rápido, a quantidade de alimento que precisam é menor, assim como o tempo que demoram pra crescer” explica à GALILEU a orientadora da pesquisa, Myrian Salas Mellado.

Ainda mais importante do que a facilidade de acesso à matéria-prima é seu alto teor de proteína. Segundo Mellado, as baratas possuem grande quantidade de aminoácidos essenciais e, mesmo que em menor número, alguns lipídios e ácidos graxos também. Todos fundamentais para uma nutrição balanceada.

n/d

As baratas não são do tipo comum, daquelas que vemos por aí na rua. São do tipo Cinéria, bem menores. E não pense que o grupo buscou os bichos em bueiros ou esgotos. As pesquisadoras compraram os insetos de uma criadora especializada, onde são produzidos de forma higiênica e alimentados com frutas e verduras.

O modo de processo é muito simples. As baratas chegam já desidratadas e são colocadas em um moinho de bolas para serem trituradas. Depois, o conteúdo resultante passa por uma peneira e é misturado à farinha de trigo para a produção de pães.

O uso de insetos como matéria-prima é algo inédito nas universidades brasileiras e como a pesquisa rendeu bons frutos as pesquisadoras querem levar o projeto adiante. "Necessitamos da liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [ANVISA] para o consumo humano, porque inseto ainda não está liberado. Portanto estamos entrando com a papelada para tornar o produto disponível", diz a pesquisadora Andressa Lucas à GALILEU.

As duas alunas, que fizeram da pesquisa seu projeto de conclusão do curso de engenharia química de alimentos, estão com planos de também expandir a produção para outros insetos como o grilo e o besouro tenébrio. Fonte: Revista Galileu

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Que maravilhosa novidade destas pesquisadoras, não é!?

Vai beneficiar o povo (mais pobre é claro) com pão feito de farinha de baratas.

Já que o povo mais pobre e necessitado, não pode ser beneficiado com uma alimentação digna e saudável, então que coma pão de farinha de baratas. (em breve de besouros, grilos, formigas, enfim...)

Sem falar, que os mais pobres são obrigados pela necessidade a beber da torneira (isto quando conseguem pagar a tarifa básica cobrada), água cheia de substâncias que afetam a nossa saúde, muitas delas até desconhecidas na sua origem.

Que maravilha, em breve o "povo" poderá finalmente saborear o pão de farinha de baratas!! (enquanto não produzem com outros insetos)

Os pobres necessitados desta Nação, agora poderão finalmente se alegrar, visto que poderá faltar tudo em sua mesa: carne, frango, peixe, feijão, arroz, massa... mas "baratas" por certo não faltarão para fazer a tal farinha.

n/d

Uma pergunta: Este pãozinho também será disponibilizado nas padarias do Brasil? Ou somente será dado aos mais humildes e necessitados desta Nação?

Evidente que receberei emails dizendo: "Ah, sr. Kutscher, sua pessoa é muito radical, este projeto é destinado a escassez de alimentos, o senhor não entendeu a mensagem".

SIM, eu não só entendi a mensagem, como compreendi perfeitamente onde isto vai dar!!

Mesmo tendo pessoas que consumam insetos aqui no Brasil, mas não sejamos hipócritas, estamos falando de "população", neste caso sabemos perfeitamente, que os "ricos e poderosos" querem comer "BEM" e os mais pobres que comam de suas sobras. Não querem plantar feijão, arroz, legumes para os pobres, mas "baratas" tem de sobra criadas ou não, que os pobres as comam para sobreviver.

SIM, sou radical, porque a injustiça com os mais necessitados desta Nação, é milhões de vezes mais RADICAL e sem nenhuma misericórdia.

Porque vocês, pesquisadores que desejam o "bem" do povo, não põem na mesa do café dos governantes desta Nação, este pão de farinha de barata, para eles consumirem. Ah não, eles não tem escassez de alimentos, tem um café bem farto, não é!?

n/d

 

Contudo, diz na Sagrada Escritura:

"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero. Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome. Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito. Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar. Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo.  (Isaías 65)

"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados.

n/d

Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém". (Salmos 72)

"Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Maeust 25, 34 -40)

"O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse". (Isaías 25, 8)

n/d

"Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos". (Apocalipse 7, 16)

"Ergue do pó o necessitado e do monte de cinzas faz ressurgir o abatido; Ele os faz assentar-se com príncipes e lhes concede um lugar de honra...

n/d

...porque ao SENHOR pertencem os fundamentos da terra, e sobre eles estabeleceu o mundo". (I Samuel 2, 8)

 

Veja também...

Feliz Ano Novo ao Brasil de paz, justiça e igualdade: Eles buscam nas sobras do lixo da sociedade, sua única refeição diária, para saciar a fome de suas famílias

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne