Padre Divino Antônio Lopes: Jesus Cristo, Nosso Amigo


03.04.2018 -

n/d

(Pregado na celebração da Santa Missa, no encerramento da Santa Missão, no Jardim Ana Edith, Jaraguá-GO, dia 02 de fevereiro de 1992, domingo, às 17:00 h.)

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Caríssimos fiéis, a Palavra de Deus diz em Eclo 6, 14: “Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro”. Está claro que é muito difícil encontrar entre os homens um verdadeiro amigo.

Hoje, quero falar-lhes sobre um Amigo, que não é um simples tesouro; Ele é a Riqueza Infinita, é o Maior e mais Fiel dentre todos os amigos: Nosso Senhor Jesus Cristo.

 ==============================

1º PONTO

JESUS CRISTO: AMIGO FIEL

Nosso Senhor é um Amigo Fiel, nesse podemos confiar com o coração e com a alma, Ele jamais nos trairá: “Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel...” (2 Tm 1,13), e o Servo de Deus Josemaría Escrivá escreve: “Nós, cristãos, temos direito a enaltecer a realeza de Cristo, porque, ainda que a injustiça abunde, ainda que muitos não desejem este reinado de amor, na própria história humana que é o cenário do mal, vai-se tecendo a obra da salvação eterna” (Cristo que passa, nº 186).

Vivendo nesse mundo, desconfiamos sempre das pessoas que se aproximam de nós, até os da própria família: “... os inimigos do homem serão os seus próprios familiares” (Mt 10,36), vivemos numa insegurança total, porque: “Eles tramam e disfarçam os seus crimes. È um abismo o coração de cada homem” (Sl 64,7).

Caríssimos, em Cristo Jesus encontramos a amizade fiel e verdadeira; com Ele podemos abrir o nosso coração e a nossa alma, e com certeza Ele nos ouvirá e nos consolará; e se necessitarmos de um diálogo demorado, com certeza Ele nos atenderá, porque a amizade d’Ele é totalmente diferente da das criaturas: “O amor da criatura é enganoso e mutável, o amor de Jesus é fiel e constante” (Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, Cap. VII, 1).

Não tenhamos medo de Nosso Senhor, Ele é o Amigo Fiel, que cuida de nós, que sabe nos ouvir, que nos consola e nos protege.

 

2º PONTO

JESUS CRISTO: AMIGO CONSOLADOR

Prezados fiéis, aquele que se encontra angustiado, e busca consolo nas criaturas, com certeza ficará ainda mais angustiado: “O que se prende à criatura cairá com ela...” (Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, Cap. VII, 1). Não cometam jamais tal erro, aproximem de Cristo Jesus, Ele é o Deus Consolador; feliz daquele que entrou na Sua amizade.

Se possuímos um Amigo verdadeiro que nos consola; porque então buscar fora d’Ele o consolo que não existe? O consolo das criaturas só nos causa angústia, e nos torna ainda mais desorientados.

O Amigo Jesus nos convida a aproximar d’Ele dizendo: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).

Prezados fiéis, aceitemos prontamente o convite do nosso melhor Amigo, e mergulhemos no Seu Boníssimo Coração, e nesse Oceano de Amor, viveremos confortados e protegidos.

Para o católico que confia nesse Amigo Consolador, não há motivo para o desespero e desânimo; porque Ele não falha.

Um dia, Nosso Amigo Consolador, estava caminhando e chegou a uma cidade chamada Naim, coincidiu que “levavam a enterrar um morto, filho único de mãe viúva” (Lc 7,12). Nosso Senhor, o Amigo Consolador, não ficou parado, “ao vê-la, ficou comovido e disse-lhe: — “Não chores!”. Assim como o Senhor se aproximou da viúva de Naim para consolá-la, também se aproximará daquele que confia em Seu consolo. Ele não só a consolou: “Depois, aproximando-se, tocou o esquife, e os que o carregavam pararam. Disse ele, então: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” E o morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe” (Lc 7, 14-15).

Tudo aquilo que Ele faz, é muito bem feito: “Ele tem feito tudo bem” (Mc 7,37), então, aproximemo-nos d’Ele com confiança.

 

3º PONTO

JESUS CRISTO: AMIGO DESINTERESSEIRO

Caríssimos fiéis, quantas vezes já fomos abordados por pessoas que só querem nos sugar, são os famosos “amigos interesseiros”, que só lembram de nós quando estão precisando de algum favor: “Todo amigo diz: “Eu também sou teu amigo”, mas há amigo que o é só de nome” (Eclo 37,1), e: “Muitos se dizem homens fiéis, mas quem encontrará um homem leal?” (Pr 20,6).

Esses “ratazanas de despensa” só querem nos enganar, possuem um sorriso fabricado e uma voz de velório, mas somente com a intenção de conseguiu um favor, porque desejam algo: “Há amigo que é companheiro de mesa mas que não será fiel no dia de tua tribulação” (Eclo 6,10).

É importante deixar bem claro, que ninguém é obrigado aceitar esse tipo de amizade: “Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo” (Eclo 6,17).

Prezados fiéis, saiamos do meio desse covil de víboras, e aproximemo-nos de Nosso Senhor, a Sua amizade é sincera e totalmente desinteresseira: “Jesus fez-se nosso amigo mais para dar do que para receber. Não buscou a nossa amizade por ter dela necessidade para aumentar sua glória, mas para nos dar um penhor da nossa bem-aventurança.

O que Ele espera receber, em paga do amor que nos mostrou em nos fazer seus amigos, é uma correspondência da nossa parte quase glacial, quando não seja a ingratidão!... E todavia Jesus ama-nos e quer ser nosso amigo. Que desinteresse!” (Pe. Alexandrino Monteiro, Raio de Luz, 75).

Não nos iludamos! Jesus é o nosso melhor Amigo; aquele que deseja uma amizade segura e desinteresseira, só a encontrará em Nosso Senhor: “Só Deus” (São Luís Maria Grignion de Montfort).

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Padre Divino Antônio Lopes FP.

Fonte: www.filhosdapaixao.org.br

 

Veja também...

Padre Divino Antônio Lopes: O mundo é um mar tempestuoso, a sua agitação é furiosa. Não nos desesperemos, mas chamemos por Cristo. Cristão, na tua barca dorme Cristo; desperta-O, que Ele censurará a tempestade e far-se-á a calma

Padre Divino Antônio Lopes: O tempo é agora. O tempo de entesourar preciosos tesouros no Céu é agora! Então, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem (Gl 6, 10)

Padre Divino Antônio Lopes: Persevere na plantação, lance a semente para todos os lados, seja um semeador da Palavra de Deus e não fique desanimado diante da demora dos frutos. Deus sabe muito bem o dia e a hora que eles aparecerão

Padre Divino Antônio Lopes: O pequeno Davi derrubou por terra o gigante Golias que parecia invencível. Pois: Tu vens contra mim com espada, lança e escudo; eu, porém, venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos (1 Sm 17, 45)

Padre Divino Antônio Lopes: Cada católico deve ser missionário, deve ser Luz do mundo (Mt 5, 14). O trabalho missionário, não consegue permanecer passivo e indiferente diante de tanto paganismo

Doze características dos discípulos de Jesus: Jesus é, acima de tudo, o Mestre com quem ele vive e aprende, em quem os olhos estão sempre fixos


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne