Cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo na Groenlândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente, isto ameaça áreas costeiras em todo o mundo


11.04.2018 -

Os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo na Groenlândia, onde o gelo está se derretendo muito rapidamente. Isso, por sua vez, tem um impacto sobre o aumento do nível do mar e ameaça com inundação grandes áreas costeiras em todo o mundo, relata um portal científico.

De acordo com o Science Alert, os cientistas noruegueses descobriram uma área "de sombra" na camada de gelo da Groenlândia formada por uma mistura de poeira e fuligem.

n/d

À medida que o gelo se derreter rapidamente nesta área, este processo vai afetar o aumento do nível do mar, criando em vastas áreas costeiras por todo o mundo um risco de inundação, advertem os pesquisadores.

Segundo a mídia, o comprimento da zona "de sombra" é de 400 quilômetros e a largura máxima é de 100 quilômetros. O problema é que as algas escuras crescem neste território, o que muda a cor do gelo. Como resultado, o gelo perde sua capacidade de refletir os raios do sol e, assim, derrete mais rapidamente.

Por sua vez, a água contribui para o crescimento das algas, por isso a área "de sombra" aumenta. Assim é desencadeado um mecanismo que se autoalimenta, acelerando o derretimento do gelo.

Os especialistas dizem que a contribuição mais importante para a redução do volume de gelo vem da fuligem em consequência de incêndios florestais e outros processos de combustão. Eles são responsáveis por 73% das mudanças na capacidade da superfície do gelo para refletir os raios solares.

Visto em: br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia

============================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas" (São Lucas 21, 25).

 

Veja também...

Cientistas concluem: Nível do mar aumenta mais rápido do que se acreditava


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne