Seminários do Fim dos Tempos: Seminaristas hondurenhos alegam má conduta homossexual generalizada


27.07.2018 -

Mas até o momento, o cardeal Maradiaga (foto abaixo) não respondeu publicamente às alegações sobre seu seminário arquidiocesano.

n/d

Por Edward Pentin

TEGUCIGALPA, Honduras - Cerca de 50 seminaristas em Honduras protestaram contra o que dizem ser um padrão generalizado e entrincheirado de prática homossexual no seminário maior de Tegucigalpa.

Em uma carta escrita aos formadores do seminário que foi posteriormente divulgada em junho aos bispos católicos do país, os seminaristas afirmaram que existem “evidências irrefutáveis” de que uma rede homossexual permeia a instituição e está sendo protegida por seu reitor.

"Os seminaristas heterossexuais estão escandalizados e realmente deprimidos", disse um dos seminaristas que redigiu a carta ao Register.

“Muitos estão pensando em deixar o seminário”, disse o seminarista, falando sob condição de anonimato por medo de represálias. "Temo que muitos vão sair."

As inquietantes denúncias hondurenhas têm particular ressonância nos Estados Unidos porque ecoam alguns aspectos-chave do atual escândalo da Igreja nos Estados Unidos, em torno de supostos abusos sexuais do cardeal Theodore McCarrick, arcebispo emérito de Washington.

Semelhante às acusações em torno do cardeal McCarrick, que supostamente se envolveu em uma prática de longa data de pressionar os seminaristas para a atividade sexual com ele enquanto servia como bispo em duas dioceses de Nova Jersey durante os anos 1980 e 1990, o bispo auxiliar Jose Juan Pineda Fasquelle de Tegucigalpa foi acusado de participar de interações homossexuais com os seminaristas de Tegucigulpa.

E, assim como as revelações sobre o cardeal McCarrick provocaram questões preocupantes sobre o que seu irmão bispo americano e o Vaticano sabiam sobre suas interações com os seminaristas e sobre por que nada foi revelado publicamente por tanto tempo, as acusações hondurenhas questionam as ações do Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga de Tegucigalpa.

Enquanto o cardeal Maradiaga - um importante confidente do Papa Francisco, que é coordenador do grupo “C9” de cardeais, aconselhando-o a reformar o governo da Igreja e a Cúria Romana - não é ele mesmo objeto de acusações de má conduta sexual, ele está sob fogo por aparecer ter desconsiderado uma riqueza de evidências de má conduta homossexual por Dom Pineda, cuja renúncia como bispo auxiliar foi aceita pelo Papa Francisco em 20 de julho.

A carta dos seminaristas hondurenhos supostamente não foi recebida com elogios por ter se manifestado em junho; O cardeal Maradiaga, em vez disso, acusou os seminaristas de serem “fofoqueiros” que desejam retratar seus colegas seminaristas de forma negativa, segundo fontes de Honduras.

A carta

O Register obteve o texto da carta não assinada, que foi um esforço conjunto realizado por 48 seminaristas (dos 180 que estão matriculados lá) que afirmaram não poder “esconder mais a magnitude desse problema no seminário”.

“Estamos vivendo e passando por um momento de tensão em nossa casa por causa de situações gravemente imorais, acima de tudo uma homossexualidade ativa dentro do seminário que tem sido um tabu todo esse tempo”, escreveram os seminaristas, “e encobrindo e penalizando essa situação, o problema cresceu em força, transformando-se, como disse um padre há pouco tempo, em uma "epidemia no seminário".

A carta pedia aos formadores do seminário que seguissem o que a Igreja ensina sobre tal conduta e solicitaram um novo “processo formativo” mais atualizado e que represente uma visão “holística” e “profética”. E afirmou que qualquer seminarista que pratica atividade homossexual deveria ser removido do seminário, mesmo que ele seja amigo dos formadores, porque tal pessoa claramente “não é adequada para o ministério pastoral” e “causará dor à Igreja mais cedo”. ou mais tarde."

"Nem todo mundo que quer pode ser um padre!", Dizia a carta. “O ministério é um dom que deve ser vivido e recebido da convicção do Evangelho e do amor radical e ciumento”.

Os seminaristas insistiram que a carta deles não estava realizando uma “perseguição” ou exemplificando “homofobia”, acusações que alguns líderes locais da Igreja levantaram quando seminaristas levantaram preocupações semelhantes em ocasiões anteriores. "Nem é fofoca ou falta de masculinidade", disseram eles.

E os seminaristas observaram no parágrafo final da carta, que sua submissão não foi o produto de apenas um único partido interessado, mas sim foi escrito “por um grupo de seminaristas” que foi instado por diretores espirituais e outros sacerdotes no seminário a fazer suas preocupações conhecidas.

“Humildemente pedimos perdão se nossas palavras ofendem ou deixam você desconfortável, mas estamos convencidos de que era necessário expressar com liberdade, respeito e caridade essa realidade”, disseram os seminaristas a seus formadores. “Expressamos nossa afeição fraterna e oramos por você, que é a cabeça desta casa e que também tem uma missão difícil. Colocamos você nas mãos de Nossa Senhora de Suyapa, padroeira deste seminário, e São José, patrono de todos os seminaristas do mundo na Igreja universal ”.

Parte do impulso para a carta aos bispos foi que um seminarista da diocese hondurenha de Santa Rosa de Copán tentou, mas não conseguiu se suicidar, em abril, depois que descobriu que seu amante do sexo masculino no seminário estava em outro relacionamento.

O Register obteve uma cópia da nota de suicídio do seminarista. "Vou para a casa do meu pai", diz a carta manuscrita. "Eu nunca acreditei que meu amigo, meu irmão, aquele em quem eu confiava em tudo e que eu dava muitas coisas", teria "me traído desse jeito".

O Register também obteve provas fotográficas gráficas de pornografia homossexual, trocadas no WhatsApp entre seminaristas que não assinaram a carta, bem como outras mensagens obscenas. As trocas foram verificadas como autênticas por especialistas em computação da Universidade Católica de Honduras, que pesquisaram a memória dos computadores e entregaram as trocas aos bispos do país.

A resposta dos bispos

No início de junho, durante a assembléia permanente da Conferência dos Bispos de Honduras, Dom Hector David Garcia Osorio, de Yoro, encarregado de vocações e seminários, pediu que se discutisse a questão da homossexualidade no seminário maior. A carta dos seminaristas foi então circulada entre os bispos na reunião.

Segundo fontes, quando a carta foi lida na assembléia, o cardeal Maradiaga e o bispo Angel Garachana Pérez, de San Pedro Sula, presidente da Conferência Episcopal de Honduras, imediatamente começaram a atacar os autores da carta.

O bispo Guy Charbonneau de Choluteca confirmou ao Register em 29 de junho que a assembléia permanente recebeu a carta. Ele disse que a conferência dos bispos está realizando uma investigação para ver se as alegações são verdadeiras. "Estamos atualmente neste processo", disse o bispo Charbonneau. “Cada bispo tem que lidar com isso entrevistando os seminaristas de sua própria diocese.”

"Este é um novo problema", acrescentou. “Talvez tenha acontecido em outros anos, mas não como a dimensão que está sendo discutida agora.”

Os bispos hondurenhos reuniram-se novamente em 23 de julho para discutir os protestos dos seminaristas. Uma fonte próxima às discussões disse ao Register que provavelmente nenhuma ação imediata será tomada para responder aos supostos problemas dentro do seminário.

O Register contatou os escritórios do Cardeal Maradiaga, a conferência dos bispos hondurenhos e cada um dos bispos do país, solicitando mais comentários sobre o assunto. Nenhum dos bispos respondeu às perguntas do Register no momento em que este artigo foi publicado.

“A homossexualidade no seminário é um problema que proliferou nos últimos anos”, disse o seminarista que falou com o Register sob condição de anonimato.

"Outro grande problema é que quando alguém fala diferente do que os bispos ou o cardeal estão dizendo, eles são censurados e expulsos", acrescentou.

“Os bispos têm se encontrado e conversado sobre isso”, disse ele. “Quando o problema foi descoberto, as pessoas inicialmente disseram 'Não' e negaram. O problema é que esse problema [da homossexualidade] apareceu, e isso é negado. O cardeal, infelizmente, negou isso. Mas o problema está aqui.

Acrescentou o seminarista: “Se as pessoas vierem investigar aqui, encontrarão coisas piores do que as encontradas no Chile”.

Resignação do Bispo Pineda

A notícia do protesto dos seminaristas veio depois de meses de alegações envolvendo abuso homossexual e má conduta financeira por Dom Pineda.

Desde dezembro passado, o Cardeal Maradiaga foi acusado de permitir que Dom Pineda continuasse a servir em seu cargo, e até colocá-lo no comando da arquidiocese durante a ausência do cardeal para receber tratamentos médicos para o câncer de próstata em Houston, apesar de um conjunto de alegações contra Bispo Pineda de relações homossexuais - incluindo com seminaristas.

n/d

Seminaristas e o bispo Pineda

O bispo Pineda também foi acusado de impropriedade financeira, que veio à tona em uma investigação papal no ano passado. Os resultados dessa investigação teriam sido submetidos ao Papa Francisco em maio de 2017, mas não foram divulgados publicamente.

Em março, o Register obteve o texto de dois testemunhos de seminaristas submetidos à investigação, detalhando as alegações de má conduta sexual grave por parte do bispo Pineda.

O Vaticano não revelou a razão específica pela qual o bispo Pineda havia renunciado. Em um comunicado divulgado imediatamente após sua renúncia ter sido anunciada em 20 de julho, o bispo também não deu explicações e expressou pouca contrição. Em sua declaração, ele disse ter tentado “com todo meu coração servir ao arcebispo, ao clero, aos seminaristas e ao povo de Deus” da Arquidiocese de Tegucigalpa.

"Se eu tivesse sucesso, abençoado seja Deus", disse o bispo Pineda. "Se eu falhei com você, peço desculpas."

Embora o Vaticano não tenha revelado se as alegações de má conduta sexual com os seminaristas foram decisivas na aceitação do papa da renúncia do bispo Pineda, tanto o papa Bento XVI quanto o papa Francisco enfatizaram que os homens que praticam atividade homossexual ou que possuem inclinações "homossexuais" profundamente arraigados  não devem ser admitidas nos seminários.

Em 2005, logo após a eleição do Papa Bento XVI, a Congregação para a Educação Católica divulgou sua “Instrução sobre os critérios para o discernimento das vocações em relação às pessoas com tendências homossexuais em vista de sua admissão ao seminário e às ordens sagradas”.

Esse documento do Vaticano afirmou que a Igreja "não pode admitir no seminário ou a ordens sagradas aqueles que praticam a homossexualidade, apresentam tendências homossexuais arraigadas ou apóiam a chamada 'cultura gay'".

Afirmou o documento: “Tais pessoas, na verdade, encontram-se numa situação que os impede gravemente de se relacionarem corretamente com homens e mulheres. Não se deve negligenciar as conseqüências negativas que podem derivar da ordenação de pessoas com tendências homossexuais arraigadas ”.

Falando aos bispos da Itália em uma audiência no final de maio, o Papa Francisco reafirmou inequivocamente que os homens com “tendências arraigadas” ou que se envolvem em “atos homossexuais” não são candidatos adequados para a admissão no seminário.

Quanto a esses homens: “Se você tem a menor dúvida, é melhor não deixá-los entrar”, disse Francis, de acordo com o Vaticano Insider, porque sua admissão pode levar a escândalos e comprometer a vida comunitária do seminário.

Cardeal Maradiaga

O cardeal Maradiaga não respondeu às perguntas apresentadas pelo Register sobre as alegações de má conduta homossexual generalizada no seminário arquidiocesano de Tegucigalpa no momento em que este artigo foi publicado. Mas uma fonte informada disse que ele as vê como invenções.

"Ele cuida dos culpados, mas não percebe que mais da metade dos seminaristas são homossexuais", disse a fonte, acrescentando que alguns formadores recentemente se recusaram a participar das ordenações sacerdotais por causa da alegada homossexualidade dos candidatos. "O cardeal os ordenou", disse a fonte.

Até hoje, o Papa Francisco se recusou a aceitar a renúncia do Cardeal Rodriguez Maradiaga, que o cardeal foi obrigado a submeter em dezembro passado, ao completar 75 anos, a idade de aposentadoria compulsória dos bispos.

Mas à luz da ação do Papa no Chile sobre o abuso sexual clerical e o envolvimento do Vaticano nas restrições impostas ao Cardeal McCarrick após uma alegação “credível” de abuso sexual de um menor no início dos anos 1970 na Arquidiocese de Nova York, observadores são sugerindo que o cardeal Maradiaga agora poderia ser mais responsabilizado pelos problemas que surgiram em sua própria arquidiocese.

Um artigo da Associated Press de 20 de julho relacionou especificamente a situação em Tegucigalpa com a questão de como o Papa Francisco poderia responder às revelações do Cardeal McCarrick.

Observou o artigo: “O bispo auxiliar Juan José Pineda Fasquelle, 57 anos, foi acusado de má conduta sexual com seminaristas e gastos generosos com seus amantes, tão óbvio para os fiéis de Honduras que Maradiaga está sob pressão para revelar o que sabia. Os crimes de Pineda e por que ele tolerou um bispo gay sexualmente ativo em suas fileiras ”.

-Edward Pentin é o correspondente em Roma do Register.

A correspondente do register Sabrina Arena Ferrisi contribuiu para este relatório.

Fonte: www.ncregister.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Padre Dariusz Oko: "Há uma máfia gay dentro da Igreja. Definitivamente, há um problema com Bispos homossexuais na Igreja"

Lobos em pele de cordeiro: Diocese americana liderada por bispo pró-gay diz que cabe a cada paróquia promover a homossexualidade (Como é que é!?)

A Fumaça de Satanás na Igreja: Consultor do Vaticano, padre James Martin, exalta livreto de sua própria paróquia, que busca normalizar ainda mais a atividade sexual entre gays dentro da Igreja

O Bispado espanhol se cala sobre o uso de uma Igreja como camarim para evento (gay) Drag Queens

Esgoto a céu aberto: O homossexualismo nas fileiras do clero, resultado de anos de infiltração homossexual em seminários, mosteiros e conventos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne