Prefeitura de Caxias do Sul proíbe visitação de escolas à Câmara de Vereadores, por conta de exposição contemporânea de Santos católicos utilizando a nudez


23.11.2018 - Atualização Extra

Rio Grande do Sul: A prefeitura de Caxias do Sul determinou que as visitações de escolas da rede municipal de ensino à Câmara de Vereadores estão suspensas até o dia 30 de novembro. A proibição da circulação de alunos da rede municipal no prédio do Legislativo – motivo de polêmica nas redes sociais ocorre por conta da exposição "Santificados", que está em cartaz desde  a última quinta-feira (15) no Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo do prédio.

n/d

Em março, a exposição já havia sido cancelada no Centro de Cultura Ordovás, mantido pela prefeitura. A mostra do artista caxiense Rafael Dambros traz 20 trabalhos que utilizam a nudez como base para uma releitura de santos da igreja católica. 

A prefeitura afirmou que as obras foram alvo de reclamações de pais de alunos devido à maneira como os personagens foram retratados pelo artista. O prefeito Daniel Guerra, afirmou que ‘repudia’ o conteúdo  mostrado na exposição, que considera ‘inadequado’ para crianças. 

n/d

— Tivemos estudantes de nove, dez anos expostos a isso e nos causa estranheza, inclusive, a falta de zelo da Câmara de Vereadores. Apenas exerceremos o dever que temos de preservar nossos estudantes – afirma o prefeito em nota oficial.  

A Câmara de Vereadores, por meio  da assessoria de imprensa, informou que não é sua atribuição 'cercear' as exposições que são realizadas no prédio. De acordo com a manifestação oficial do Legislativo, não existe arbitrariedade a respeito do mérito das obras de arte que integram o espaço, 'pois sedia de forma democrática' quaisquer obras que venham a solicitar a cedência do prédio para exposições. Ao longo de 2018, o Espaço Mário Crosa abrigou 20 exposições de diversos enfoques.   

Para o autor das obras, Rafael Dambros, a manifestação do prefeito não causa surpresa. Ele considera o discurso da prefeitura embasado em uma postura conservadora que não deveria existir por parte do poder público: "A exposição é resultado de uma pesquisa de três anos junto a referências de imagens e textos bíblicos. Selecionei alguns da iconografia católica, como São Francisco, São Roque e Santa Verônica, fazendo uma releitura mais contemporânea desses ícones. A nudez não é sexual, muito menos de corpo, é uma nudez da verdade. Quando trabalhamos com imagem, utilizamos signos que remetem a essa interpretação" – salienta Dambros. 

Visto em: gauchazh.clicrbs.com.br - Enviado pelo amigo Vanildo Tonetto.

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Curvai-vos, curvai-vos, gente sem pudor, antes que nasça a sentença e o dia passe como a palha; antes que caia sobre vós o ardor da ira do Senhor; antes que caia sobre vós o dia da indignação do Senhor!" (Sofonias 2, 1-2)

 

Veja também...

Que estado de espírito ter diante de catástrofes? O que, no mundo de hoje, não provoca a Ira de Deus?

Meus comentários no Programa um Alerta para o Fim dos Tempos - 29/10/2018 - Sobre a Diocese de Viena (Áustria) apresentar uma mulher de topless como símbolo da "Ressurreição".

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne