Historiador e Jornalista Católico Roberto De Mattei: Queridos Cardeais e Bispos, vocês realmente querem uma Igreja assim?


21.06.2019 -

n/d

Por Roberto de Mattei  -  Aldo Maria Valli blogspot
20 de junho de 2019

"Os bispos, os sucessores dos apóstolos silenciarão? Os cardeais, os conselheiros do Papa no governo da Igreja, silenciarão diante deste manifesto político-religioso que perverte a doutrina e a prática do Corpo Místico de Cristo? "

As primeiras reações em resposta ao Instrumentum Laboris para o Sínodo Amazônico se concentraram em sua abertura aos padres casados e a inserção das mulheres nas ordens sacramentais da Igreja. Mas o Instrumentum Laboris é algo mais: é um manifesto para a eco-teologia da libertação que propõe uma “cosmovisão” igualitária, panteísta, inaceitável para um católico. Os portões do Magisterim, como bem destacou José Antonio Ureta, estão sendo abertos “à Teologia e Ecoteologia Indígenas, dois derivados latino-americanos da Teologia da Libertação. Após o colapso da URSS e o fracasso do “socialismo real”, os defensores da Teologia da Libertação (LT), no estilo marxista, atribuíram o papel histórico da força revolucionária aos povos indígenas e à natureza ”. *

No documento, publicado pela Santa Sé em 17 de junho, a Amazônia “explode” na vida da Igreja como uma “nova entidade” (n.2). Mas o que é a Amazônia? Não é apenas um lugar físico e uma “biosfera complexa” (n.10), mas também “uma realidade cheia de vida e sabedoria” (n.5), que ascende a um paradigma conceitual e nos chama a uma “pastoral ecológica”. e conversão sinodal ”(n.5). Para cumprir seu papel profético, a Igreja deve prestar atenção aos “povos amazônicos” (n.7). Essas pessoas podem viver em “intercomunicação” com todo o cosmos (n.12), mas seus direitos são ameaçados pelos interesses econômicos das multinacionais que, como dizem os nativos de Guaviare (Colômbia), “cortaram as veias de nossa Mãe Terra ”(n.17).

A Igreja escuta o “clamor do povo e da terra” (n.18), porque na Amazônia “a terra é um lugar teológico pelo qual a fé é vivida. É também uma fonte única da revelação de Deus ”(n.19). Então, uma terceira fonte de Revelação foi adicionada à Sagrada Escritura e Tradição: a Amazônia, a terra onde “tudo está conectado” (n.20), tudo é “constitutivamente relacionado, formando um todo vital” (n.21). . Na Amazônia, o ideal do comunismo é cumprido, uma vez que, no coletivismo tribal, “tudo é compartilhado e os espaços privados - típicos da modernidade - são mínimos”.

Os povos nativos foram libertados do monoteísmo e restauraram o animismo e o politeísmo. De fato, como está escrito em não. 25: “a vida da comunidade amazônica ainda não foi influenciada pela civilização ocidental. Isso se reflete nas crenças e ritos sobre a ação dos espíritos e da divindade - nomeados de muitas maneiras diferentes - com e no território, com e em relação à natureza. Esta cosmovisão é captada no "mantra" de Francis: "tudo está conectado" (LS 16, 91, 117, 138, 240) ».

O documento insiste em afirmar que a “cosmovisão” amazônica engloba uma “sabedoria ancestral, um reservatório vivo de espiritualidade e cultura nativa” (n. 26). Então, “o povo nativo da Amazônia tem muito a nos ensinar (…). Os novos caminhos da evangelização devem ser construídos em diálogo com essas sabedorias ancestrais, nas quais se manifestam as sementes da Palavra ”(n.29).

A riqueza da Amazônia [então] está em não ser monocultura, mas em ser “um mundo multiétnico, multicultural e multirreligioso” (n. 36) com o qual precisamos dialogar. Os povos da Amazônia “nos lembram do passado e das feridas infligidas durante longos períodos de colonização. Por isso, o Papa Francisco pediu "humildemente o perdão, não apenas pelas ofensas de sua própria Igreja, mas pelos crimes contra as populações nativas durante a chamada conquista da América". No passado, a Igreja foi por vezes cúmplice dos colonizadores e isso sufocou a voz profética do Evangelho ”(n. 38).

“Ecologia integral” inclui “a transmissão da experiência ancestral das cosmologias, das espiritualidades e das teologias dos povos indígenas, no cuidado de nosso Lar Comum” (n.50). “Em sua sabedoria ancestral - esses povos - cultivaram a convicção de que toda a criação está conectada, que merece nosso respeito e nossa responsabilidade. A cultura amazônica, que integra o ser humano à natureza, torna-se um ponto de referência para a construção de um novo paradigma de ecologia integral ”(n.56).

A Igreja deve se desfazer de sua identidade romana e adotar “um rosto amazônico”. “A face amazônica da Igreja encontra expressão na pluralidade de seus povos, culturas e ecossistemas. Esta diversidade requer uma opção por uma Igreja missionária e exteriorizada, encarnada em todas as suas atividades, expressões e línguas ”(n.107). “Uma Igreja com um rosto amazônico em suas múltiplas nuances, busca ser uma Igreja“ voltada para fora ”(cf. EG 20-23), que deixa para trás uma tradição colonial monocultural, clerical e dominadora e sabe discernir e adotar sem medo as diversas manifestações culturais dos povos ”(n.110).

O espírito panteísta que anima a natureza amazônica é um leitmotiv do documento. “O Espírito Criador que enche o universo (cf. Sabedoria 1,7) é o Espírito que durante séculos alimentou a espiritualidade desses povos antes mesmo da proclamação do Evangelho e os estimula a aceitá-lo, a partir da base de seu próprio povo. ] culturas e tradições ”(n.120). Por isso, “precisamos entender o que o Espírito do Senhor ensinou a esses povos ao longo dos séculos: fé em Deus, Pai-Mãe-Criador; o senso de comunhão e harmonia com a terra; o senso de solidariedade com seu companheiro; o projeto de “viver bem”; a sabedoria de uma civilização de mil anos que os anciãos possuem e que tem efeitos sobre a saúde, a coabitação, a educação e o cultivo da terra; o relacionamento com a natureza e a Mãe Terra; a capacidade de resistência e resiliência das mulheres em particular; os ritos religiosos expressos; as relações com seus antepassados; sua postura contemplativa e senso de gratuidade; a celebração e festividade e o sentido sagrado da terra ”(121).

Mais uma vez, à luz de uma “descentralização saudável” da Igreja, “as comunidades pedem que as Conferências Episcopais adaptem o Rito Eucarístico à sua cultura”. “A Igreja precisa ser encarnada nas culturas amazônicas que possuem um grande senso de comunidade, igualdade e solidariedade, assim o clericalismo não é aceito em suas várias formas de manifestação. Os povos indígenas possuem uma rica tradição de organização social, onde a autoridade está em rotação e tem um profundo senso de serviço. Com base nessa experiência de organização, seria oportuno reconsiderar a idéia de que o exercício da jurisdição (poder de governo) deve estar conectado em todas as esferas (sacramental, judiciária, administrativa) e de maneira permanente ao Sacramento da Santa Igreja. Ordens ”(n.127).

Com base na premissa de que “o celibato é um presente para a Igreja” está sendo feito um pedido para que “para as zonas mais remotas da região seja feito um estudo sobre a possibilidade de ordenação sacerdotal para idosos, preferencialmente nativos, respeitados. e aceitos em suas comunidades - mesmo que já tenham uma família constituída e estável - como forma de garantir os sacramentos que acompanham e sustentam a vida cristã ”(n.129). Além disso, precisamos “garantir a liderança às mulheres, juntamente com espaços mais amplos e relevantes no campo da formação: teologia, catequese, liturgia e escolas de fé e política” e “identificar o tipo de ministério oficial que pode ser conferido mulheres, tendo em mente o papel central que desempenham hoje na Igreja Amazônica ”.

O que mais pode ser adicionado? Os bispos, sucessores dos apóstolos, ficarão calados? Irão os cardeais, os conselheiros do Papa no governo da Igreja, silenciar diante deste manifesto político-religioso que perverte a doutrina e a práxis do Corpo Místico de Cristo?

https: edwardpentin.co.uk/amazon-synod-working-document-criticized-for-serving-neo-pagan-agenda

Fonte: www.aldomariavalli.it/2019/06/20/sinodo-amazzonia-signori-cardinali-e-vescovi-davvero-volete-questa-chiesa

Via: rorate-caeli.blogspot.com/2019/06/de-mattei-dear-cardinals-and-bishops-do.html

Via: www.sinaisdoreino.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Declarou o zeloso Arcebispo Marcel Lefebvre: "O Papa recebeu o Espírito Santo, não para pregar novas verdades, mas para manter a fé de sempre. Por esta razão, nós escolhemos o que sempre foi ensinado, e fechamos nossos ouvidos às novidades destruidoras da Igreja".

Disse Santo Ambrósio de Optina, sobre o Fim dos Tempos e os hereges que irão querer dominar a Igreja: "Quando você ver nas Igrejas o descaso (indiferença com o Sagrado) aos atos Divinos, aos ensinamentos dos Santos, e da ordem estabelecida por Deus, saiba que os hereges já estarão presentes. O Senhor disse que eles podem ser facilmente reconhecidos pelos seus frutos".

 

Veja também...

Historiador e Jornalista Católico Roberto De Mattei, sobre o pontificado de Francisco: Seis anos de "hipocrisia e mentiras"

Vaticano abre portas a que homens casados possam ser padres na Amazônia

A Mensagem de Fátima e nossa batalha contínua pela Alma da Igreja

Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Beccium, um dos mais próximos ao Papa Francisco, declara: "Um gay pode ser um bom padre"

Papa Francisco: Igreja deve aprender a abandonar antigas "tradições"

Qual a surpresa se muitos eclesiásticos, teólogos e fiéis católicos, acusam este Papa de heresia? O próprio Francisco admite ser insensato e herege (Como é que é!?

Francisco segue projeto para mudar a Igreja, seguindo ao dissidente Cardeal Carlo Martini, que liderou eclesiásticos "rebeldes" a Doutrina (chamada Máfia St. Gallen)

O Fim dos Tempos e a vinda do Anticristo, segundo o Bispo Fulton Sheen

A Rebelião Declarada dentro da Minha Igreja

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne