Nova queda de meteoro é registrada sobre o Rio Grande do Sul


05.08.2019 -

Uma nova queda de meteoro foi registrada por câmeras, por volta das 2h18min, na madrugada deste domingo (4), foi registrada sobre o Rio Grande do Sul. O bólido foi flagrado por duas câmeras, em Taquara e São Leopoldo, e se extinguiu a 70 quilômetros de altitude sobre a costa do estado. A entrada do meteoro na atmosfera a 100 quilômetros de altitude, ocorreu ainda em alto mar, e sua extinção se deu entre Tramandaí e Capão da Canoa, no Litoral Norte.

n/d

O objeto foi registrado em Taquara utilizando a câmera All Sky, com visão do céu em 360º. Já sobre o céu de São Leopoldo é possível ver um feixe de luz se formar e rapidamente se dissolver.

O professor Carlos Fernando Jung, diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), foi quem fez os registros, através de suas câmeras. De acordo com o professor, este meteoro é denominado “bólido” e possuiu uma magnitude (brilho) de -9.8, que é considerada elevada. A nomenclatura se refere aos que possuem uma magnitude igual ou superior a -4, e recebem o nome popular de “bola de fogo” (“fireball”).

“Desde o início de 2019 até agora, registrei 10.036 meteoros de magnitudes baixa a média sobre o Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e uma faixa de São Paulo”, diz o cientista. “Pelas ocorrências já registradas este ano, pode-se considerar um ano atípico. É um fenômeno normal. O que é mais raro são estes de elevadas magnitudes”, acrescenta.

O professor Jung explica ainda que, embora esteja no período da chuva de meteoros “Delta Aquerídeos do Sul”, a análise indica que não pode ser atribuído a esta classe e que seu radiante é desconhecido. Ele esclarece, ainda, que existem várias classes de maior ou menor incidência conforme o período do ano. O que foi registrado nesta madrugada não se enquadrou em nenhuma, o que o torna um fenômeno esporádico. Os bólidos podem ser seguidos de explosões ou explodirem no final.

Vídeo registra o momento da passagem do meteoro sobre o estado.

Via: www.jornalpanorama.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)

"Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (São Lucas 17, 28-30)

n/d

"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto...

n/d

...e se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho. O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço". (Livro do Apocalipse – São João)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas" (São Lucas 21, 25-26).

 

Veja também...

Enxame de meteoros cruza o céu de cidade nordestina: Ao menos nove bolas de fogo de origem desconhecida cruzaram quase simultaneamente o céu da cidade de São José do Ribamar, no Maranhão

Mais um Meteoro risca o céu noturno em várias cidades do Nordeste

Meteoro de magnitude incomum na costa do mar do Rio Grande do Sul

Mais uma Bola de Fogo risca o céu de diversos municípios do Rio Grande do Sul, acompanhada de um barulho de explosão, com paredes e janelas tremendo, segundo morador gaúcho

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne