São Clemente Maria: Em favor das crianças pobres e órfãs saía o Santo a esmolar, expondo-se a humilhações e vexames


17.09.2019 -

n/d

Nasceu São Clemente a 26 de dezembro de 1751 numa aldeazinha da Áustria. Contava sete anos apenas, quando lhe morreu o pai. A mãe, tomando um dia o filhinho pela mão, levou-o à igreja e, diante de um belo e devoto Crucifixo, disse-lhe: “Meu filho, de hoje em diante teu pai é Jesus; não te apartes jamais do caminho que lhe agrada”. Esse conselho ficou gravado no coração e na memória de Clemente, servindo-lhe de estímulo nas horas difíceis de sua vida. Depois de ter sido, sucessivamente, aprendiz, eremita, peregrino e estudante, entrou, afinal, na Congregação dos Padres Redentoristas, em Roma, ordenando-se sacerdote, quando já contava 34 anos de idade.

Santo Afonso, ouvindo falar dele, disse profeticamente: “Esse Padre fará grandes coisas para a glória de Deus”.

Em favor das crianças pobres e órfãs saía o Santo a esmolar, expondo-se a humilhações e vexames. Sacrificava-se pelo bem das crianças. Saiu, um dia, a esmolar e vendo na varanda duma casa muitos homens em alegre reunião, julgou que ali receberia um bom auxílio para o orfanato. Aproximando-se modestamente de um daqueles senhores disse-lhe:

– Meu amigo, venho pedir-lhe um auxílio para os meus órfãozinhos.

n/d

O homem, nada amigo de padres, e ainda menos disposta a dar esmolas, cobriu-o de injúrias e, exaltando ao extremo, com sumo desprezo escarrou-lhe no rosto. Clemente, com grande calma e paciência, toma o lenço, limpa o rosto, e diz:

– Meu amigo! isto foi para mim; agora dê-me alguma coisa para os meus órfãozinhos.

Não houve, entre aqueles homens, quem não admirasse a heróica mansidão de Clemente. O próprio ofensor arrependido, deu-lhe uma boa esmola e tornou-se grande admirador do Santo.

Em suas pregações era Clemente bastante original. Havia no lugar, onde pregava, uma velha, mulher do ferreiro da vila, que se contentava com uma única confissão anual.

Clemente exortou-a a confessar-se mais vezes, pois não demoraria a comparecer diante de Deus.

– Mas, padre, que diria a gente se a mulher do ferreiro fosse confessar-se muitas vezes?

No domingo seguinte, depois de pregar sobre a freqüência dos sacramentos, de repente exclama:

– Mas a velha “ferreira” diz: “que diria a gente se a mulher do ferreiro fosse confessar-se muitas vezes?” E olhando para a mesma, que também ali estava, perguntou:

– Ó boa “ferreirinha”, que diria a gente, se a ferreira estivesse no inferno?

Uma testemunha de suas pregações dizia: “Quando pregava, parecia um serafim.

Frequentes vezes os numerosos ouvintes não podiam conter as lágrimas nem reprimir os soluços. Como confessor, era extraordinário. Parecia ler nas consciências. Uma vez, um moço, logo após o sermão, procurou-o para confessar-se.

– Ainda não (respondeu o Santo); vem comigo. E conduzindo-o a um quarto, aponta para o Crucifixo e diz: – Olha, aprende aqui a tua lição.

Rosa, aluna dum colégio, estava à morte. Agitava-se e gritava:

– O cão preto quer me devorar… o cão preto quer me devorar…

Chamaram a Clemente. Apenas penetrou no quarto, exclamou a menina: – O cão preto está fugindo… O cão preto já desapareceu…

O Santo preparou-a para a morte, que não demorou.

– Irmãs, disse, temos no céu mais um anjo que rezará por nós.

S. Clemente, chamado com razão o Apóstolo de Viena e o Propagador insigne da Congregação Redentorista, após uma atividade estupenda, entregou sua bela alma a Deus no dia 15 de março de 1820, na idade de 69 anos. Foi canonizado a 20 de maio de 1909.

Tesouro de Exemplos – Padre Francisco Alves

Visto em: catolicosribeiraopreto.com

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O Senhor dizia: julgai segundo a verdadeira justiça; cada um de vós tenha bom coração e seja compassivo para com o seu irmão. Não oprimais a viúva nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre... ". (Zacarias 7, 9-12)

n/d

"Quem possuir bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como pode estar nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade" (I São João 3, 17-18).

"Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe". (São Marcos 12, 29-31)

n/d

"Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (São Mateus 25, 34 -40)

 

Veja também...

As lições de Santa Madre Teresa de Calcutá: Muitas pessoas encontraram Jesus pelo humilde contato com os pobres

Santo Alberto Hurtado: Com seu incansável amor, percorria as ruas em sua caminhonete para recolher os pobres e crianças e levá-los ao “Lar de Cristo”, onde lhes dava um leite quente e para que pudessem dormir em uma cama confortável

Hoje é celebrada Bem-aventurada Dulce dos Pobres: Era muita fé que ela tinha. Para ela não tinha dificuldade para conseguir donativos para alimentar os doentes

São João Crisóstomo: "Haverá coisa mais deplorável que um cristão que não se preocupa com os outros? Não tomes como pretexto a tua pobreza: Lembra da viúva que colocou duas moedas na caixa das esmolas do Templo"

Lembrando os três amigos do homem e o dia do Juízo. Qual deles o acompanhará perante o Juiz?

Santo Afonso de Ligório: Ninguém pode amar a Deus sem que tenha amor ao próximo, porquanto o amor de Deus e o do próximo nascem da mesma caridade

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne