Declarou Francisco em discurso de Natal: "Irmãos e irmãs, a cristandade não existe mais, católicos rígidos que não mudam estão desequilibrados" (Como é que é!?)


25.12.2019 -

Em seu discurso anual de Natal, o Papa Francisco aconselhou o serviço público do Vaticano a não permitir que a "rigidez" atrapalhasse a "mudança de época".

n/d

Em seu discurso em 21 de dezembro à Cúria, o pontífice argentino discutiu a inevitabilidade e a necessidade de mudança na Igreja e alertou contra a "rigidez".

No contexto da “tentação de recuar no passado”, o Papa Francisco disse:

Tudo isso tem uma importância particular para o nosso tempo, porque o que estamos experimentando não é simplesmente uma época de mudanças, mas uma mudança de época. Encontramo-nos vivendo em um momento em que a mudança não é mais linear, mas histórica. Isso implica decisões que transformam rapidamente nossos modos de viver, de nos relacionarmos, de comunicar e pensar, de como as diferentes gerações se relacionam e de como entendemos e experimentamos fé e ciência. Frequentemente, abordamos a mudança como se fosse simplesmente colocar roupas novas, mas permanecer exatamente como estávamos antes. (...)

Irmãos e irmãs, a cristandade não existe mais! Hoje não somos mais os únicos que criam cultura, nem somos os que mais ouvem. Precisamos de uma mudança em nossa mentalidade pastoral, o que não significa avançar para um cuidado pastoral relativista. (...)

Aqui, é preciso ter cuidado com a tentação da rigidez. Uma rigidez nascida do medo da mudança, que acaba erguendo cercas e obstáculos no terreno do bem comum, transformando-o em um campo minado de incompreensão e ódio. Lembremos sempre que, por trás de toda forma de rigidez, existe algum tipo de desequilíbrio. Rigidez e desequilíbrio se alimentam mutuamente em um círculo vicioso. E hoje essa tentação de rigidez se tornou muito real.

O pontífice sempre pregou contra a "rigidez", que em sua Exortação Apostólica "Gaudete et exsultate" parece significar resistência à mudança. Os críticos de Francisco dentro da Igreja temem que essa condenação à rigidez também represente aqueles que aderem fielmente demais a certas doutrinas da Igreja, como a insolubilidade do casamento.

Um funcionário curial que falou com a LifeSiteNews sob condição de anonimato disse que o papa parece não entender que o desequilíbrio psicológico não é a única razão pela qual as pessoas resistem a mudanças específicas.

"Ou seja, alguns de seus críticos podem se opor a suas idéias ou planos por razões religiosas, acadêmicas ou práticas", disse ele.

"Eles podem estar certos ou errados, mas sugerir que qualquer pessoa e todos os que resistem aos seus planos tenham problemas mentais ou emocionais é injusto ", continuou ele.

“O Papa Francisco sempre falou da necessidade de diálogo, e ele está certo em fazê-lo. Presumir que seus interlocutores são psicologicamente doentes - ou pior, de má fé - torna o diálogo praticamente impossível. ”

O pontífice argentino ofereceu uma citação do recém-canonizado São João Henry Newman para fortalecer seu argumento de que a Igreja deve mudar para enfrentar as mudanças de época. Em seu Ensaio sobre o desenvolvimento da doutrina cristã, o grande cardeal escreveu: "Aqui, viver é mudar, e ser perfeito é mudar com frequência".

Mas o Dr. Peter Kwasniewski, editor de Newman em Adoração, Reverência e Ritual: Uma Seleção de Textos, diz que Newman não estava pedindo mudanças contínuas.

"É uma linha favorita dos jesuítas modernos, porque para eles significa progressivismo: mudança contínua, evolução, criatividade doutrinária", disse Kwasniewski ao LifeSiteNews via mídia social.

"Em última análise, significa (para eles) que pensamos e dizemos coisas que são contrárias ao que costumávamos acreditar, ou agimos de maneira contrária à nossa forma de agir", continuou ele.

“Mas esse não é o ponto de Newman neste momento em seu Ensaio sobre o desenvolvimento de Doutrina. Ele está falando sobre como a 'ideia' (como ele a chama) de cristianismo se expande, se desenvolve, diversifica e se enriquece à medida que se envolve e se envolve com o mundo ao seu redor. Torna-se mais perfeito em sua auto-compreensão e auto-expressão através desse intercâmbio. Basta pensar em como o desafio das heresias trouxe os grandes Padres da Igreja para defender o depósito da fé. ”

Kwasniewski acrescentou que Newman fez "uso pesado" de São Vicente de Lerins neste trabalho, e que São Vicente argumentou que esse desenvolvimento era apenas um aprofundamento e uma articulação do que já era realizado antes, mas expressamente de forma inepta.

“(São Vicente) disse que não era" mutatio "(mudança substancial), mas" profectus "(crescimento, como uma bolota em um carvalho)", explicou o autor.

“Por exemplo, um organismo vivo cresce mais em si mesmo, em sua própria espécie e maturidade individual, consumindo alimentos do mundo exterior; não se torna outra coisa ”, continuou ele.

"Nesse sentido, Newman está dizendo que o catolicismo se torna mais plenamente engajando o mundo exterior - não que ele evolua de um tipo de coisa para outro".

Kwaniewski acrescentou: "" Qualquer que seja a inspiração que Newman possa ou não ter contribuído para esse discurso, uma coisa é clara: para o Papa Francisco, ser perfeito é falar sobre mudanças com frequência ".

O pontífice mencionou "mudança" em seu discurso mais de 30 vezes.

As razões de Francisco para a necessidade de mudança no serviço público do Vaticano resultaram do dramático rebaixamento do cristianismo como força na Europa e no resto do mundo. Ele observou que a Congregação para a Doutrina da Fé (fundada em 1542) e a Congregação para a Evangelização dos Povos (fundada em 1622) foram estabelecidas pela primeira vez quando havia um "mundo cristão" e "um mundo a ser evangelizado".

"Irmãos e irmãs, a cristandade não existe mais", disse Francisco.

n/d

"Hoje não somos mais os únicos que criam cultura, nem somos os que mais ouvem", continuou ele.

“... não estamos mais vivendo no mundo cristão, porque a fé - especialmente na Europa, mas também em grande parte do Ocidente - não é mais um pressuposto evidente da vida social; de fato, a fé é frequentemente rejeitada, marginalizada e ridicularizada. ”

O Papa Francisco também citou a famosa linha do romancista príncipe Giuseppe Tomasi di Lampedusa em Il Gattopardo ("O Leopardo"), um romance que refletia sobre a deterioração e o inevitável fim da vida aristocrática na Sicília.

"Se queremos que tudo continue o mesmo, tudo tem que mudar", disse Francisco, ecoando o personagem fictício de Lampedusa, Tancredi Falconeri.

Fonte: www.lifesitenews.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

==========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Abriu, pois, a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar o seu nome, o seu tabernáculo e os habitantes do céu" (Apocalipse 13, 6).

Declarou o zeloso Arcebispo Marcel Lefebvre: "O Papa recebeu o Espírito Santo, não para pregar novas verdades, mas para manter a fé de sempre. Por esta razão, nós escolhemos o que sempre foi ensinado, e fechamos nossos ouvidos às novidades destruidoras da Igreja".

"Se acontecesse do papa não fosse mais o servo da verdade, ele não seria mais papa. Não digo que ele não o seja mais – notem bem, não me façam dizer o que não disse – mas se acontecesse disso ser verdade, não poderíamos seguir alguém que nos arrastasse ao erro. Isto é evidente.  Não sou eu quem julga o Santo Padre, é a Tradição. Eis porque estamos prontos e submissos para aceitar tudo o que for conforme à nossa fé católica, tal como foi ensinada durante dois mil anos mas recusamos tudo o que lhe é contrário. Já ouvimos a objeção: Então cabe a nós julgarmos a fé católica? Mas não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada e crida durante vinte séculos e que está escrita nos catecismos oficiais. Como foi que agiram os verdadeiros fiéis diante das heresias? Preferiram dar o sangue a trair sua fé. O Santo Padre não pode, de forma alguma, pedir-nos que abandonemos nossa fé, que é algo absolutamente impossível – e a conservação da nossa fé. Pois bem, nós escolhemos não abandonar a nossa fé, porque nela não podemos errar. A Igreja não pode estar errada no que tem ensinado durante dois mil anos, e por esse motivo nos apegamos a essa Tradição que  tem se manifestado de forma admirável e definitiva. Por esta razão, nós escolhemos o que sempre foi ensinado e fechamos nossos ouvidos às novidades destruidoras da Igreja".

"Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!" (São Mateus 16, 23)

n/d

“Roma perderá a Fé e se tornará a sede do Anticristo”, são as palavras que Nossa Senhora profetizou em La Salette, na França, uma aparição reconhecida pela Igreja.

 

Veja também...

Carta de uma fiel católica leiga ao Papa Francisco: "Pensarei no senhor de uma maneira humana, mais do que apenas um Papa mau que está destruindo a Igreja"

Como ficar calado quando vemos a dignidade excelsa de nossa Mãe Maria Santíssima rebaixada por uma recente declaração de Francisco que disse que é uma "tonteria" (idiotice) proclamar Nossa Senhora Corredentora?

Leigos católicos imploram ao Papa Francisco que honre a Santíssima Mãe de Deus, Rainha Maria, não a "Mãe Terra" (Pachamama) em carta aberta

Mãe Terra, deusa Gaia, Pachamama": Francisco cultua "deuses estranhos" já não é de hoje (Como é que é!?)

"Contra Recentia Sacrilegia": Protesto contra os atos sacrílegos do Papa Francisco

A Religião Católica e a "religião de Bergoglio" (onde todos os caminhos levam a Deus, ninguém precisa mais se converter a fé católica)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne