Os agentes guardam as Igrejas: Eis a polícia religiosa!


10.03.2020 -

Itália: Oficiais do Município em frente às igrejas para verificar se ninguém entra durante a missa. Acontece em Bedizzole, na província de Brescia.

n/d

E se repete no Veronese onde o pároco flagrado celebrando missa com os fiéis é relatado ao Exército e tem que ir à TV para polvilhar a cabeça com cinzas: "Eu não faço mais isso". Para cada igreja patriótica há uma polícia religiosa que intervém e que vai além das disposições do governo sobre o Coronavirus. Mas para guardar os bares que transgridem e controlam quem lota os parques não se encontra a polícia...

Para cada igreja patriótica que se respeita há também uma polícia religiosa que se presta a intervir. A caça às bruxas começou em Castello d'Agogna no último domingo, onde o pároco foi denunciado aos carabinieri por celebrar uma missa, seno populoso, mas com portas abertas, estava destinado a continuar. E de fato foi assim.

Em Bedizzole, província de Brescia, o pároco celebrou a missa a portas fechadas, mas estas foram de fato fechadas pelo prefeito que pouco antes da celebração invadiu a igreja para garantir que não houvesse fiéis. A celebração ocorreu com uma guarnição de dois policiais municipais para verificar se nenhum dos fiéis da pequena vila lombarda entrasse na igreja. E no final um deles até entrou para verificar se tudo estava no lugar e se não havia reuniões.

No dia seguinte, o pároco Padre Franco Degani, alcançado pelo Novo BQ, não nega os cheques do poder público, mas dispensa serenidade e sorrisos: "Tudo no lugar, controles normais, como devem fazer". Controles normais?

Na verdade, se é verdade que as testemunhas viram tons brilhantes entre o prefeito e o pároco, não exatamente uma disputa, mas um incômodo, mais do que justificado, por parte do pároco. Um deles é Renato Venturelli, sacristão da igreja de Brescia, que no domingo testemunhou com os olhos a entrada do prefeito da cidade: «Ele entrou, queria verificar se não havia ninguém na igreja - explica Venturelli - e ficou surpreso ao encontrar algumas pessoas lá dentro ».

O pároco indicou a ele que eles eram paroquianos que estavam montando o Facebook direto que começaria logo em seguida, enquanto outro grupo, de apenas 4 ou cinco pessoas, era o coral em formação reduzida que, em um local à parte do igreja, e bem distante, acompanharia a celebração eucarística.

"O pároco se ressentia, tentando justificar a presença. O prefeito só saiu quando as portas da igreja estavam fechadas." Nesse ponto Venturelli, que estava varrendo o adro da igreja, se afastou por alguns minutos. "Quando voltei, encontrei dois policiais municipais vigiando a porta da igreja, impedindo que alguém se aproximasse."

Qual é o direito? Os bispos disseram que as igrejas podem permanecer abertas, os sacerdotes aceitaram que as missas sejam privadas, mas muitos, se estão nas igrejas abertas e os fiéis que entraram para orar, não temos vontade de expulsá-los. Em vez disso, ao que parece, a presença de policiais municipais autoriza verificar mesmo dentro dos prédios de culto se as ordens do governo são cumpridas. É legal? Será assunto de juristas.

O que é certo é que nunca houve uma força policial para proteger uma igreja para impedir o acesso dos fiéis. Nem prefeitos entrando no templo para verificar o número dos presentes. Alguém tem que justificar essas licenças, ou não?

"Não cabe à autoridade do Estado identificar a natureza do que é ou não uma "cerimônia religiosa", mas à Autoridade Eclesiástica - aponta o canonista Fábio Adernò - mas mais do que uma disposição que, em conjunto, mina a autonomia e a soberania "em sua própria ordem" da Igreja Católica (conf. artigo 7º da Constituição) e, ao mesmo tempo, a liberdade religiosa do cidadão católico individual a quem, é verdade, não é impedido de entrar na igreja, mas na verdade é proibido exercer suas crenças religiosas, em oposição aberta à liberdade (Cfr Artigo 19 da Constituição) de um Estado em que há um regime acordado.'

Na verdade, de acordo com o que aconteceu em Bedizzole, os fiéis seriam impedidos de entrar na igreja, caso contrário não explicaria o e-mail da polícia municipal, que no final da missa exigiu entrar na igreja e verificar. "Quando a celebração acabou, o pároco reabriu as portas da igreja", continua Venturelli, "e os bombeiros ficaram surpresos: "Até você veio!" E ele acrescentou: "Você não quer vir verificar agora?" Um deles disse: "Sim". E ele entrou.

Venturelli também relata que o pároco naquele momento estava indignado: "No bar do lado oposto na noite passada eles fizeram uma farra até as três, mas você não foram verificar eles, foram?". De fato, não há homens suficientes para vigiar bares. E nem mesmo para vigiar os parques cheios de pessoas no domingo. Mas para as igrejas sim. Homens são encontrados.

No entanto, o clima na vila não deve ser dos melhores. No dia anterior, sábado, o prefeito também foi verificar o número de participantes de um funeral: "" Não sei quem é parente e quem não é "", disse Don Franco ", explica o sacristão.

Pequenas escaramuças de aldeia, mas que se multiplicarão dramaticamente ao longo desses dias vai limitar cada vez mais o que os juristas chamam de libertas Ecclesiae.

Em Trevenzuolo, no Veronese, o pároco Dom Alberto Antonioli, depois de ter cancelado 3 das 4 missas dominicais, celebrou a missa às 9h30 com a porta entreaberta. Algumas dezenas de fiéis entraram. Mas no final os carabinieri foram vistos entrando e eles tiveram que denunciá-lo por não cumprir o decreto do governo. Ele, na TV, polvilha a cabeça com cinzas em lágrimas: "Eu não faço mais isso, me desculpe". Bata em um para educar cem.

O risco de perda da libertas Ecclesiae também é sublinhado por Vittorio Sgarbi que ontem denunciou com sua verve habitual: "A suspensão das funções religiosas, estabelecida susceptíveis pelo governo, é inconstitucional, além de ser, como muitas outras medidas, Insensata.

Discrimina, na Europa, a Itália de outras nações, não através de zonas vermelhas e zonas amarelas, mas suspendendo o sentimento religioso, no qual uma parte da esperança é colocada nos crentes, em comparação com o que o próprio Papa chama de "situação desumana".

Sentimento religioso e esperança? Não há espaço para tal sentimentalismo em igrejas patrióticas.

Andrea Zambrano

Fonte: lanuovabq.it  via sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Depois da entronização da "Pachamama" no Vaticano, não é de se espantar que a Ira Divina recaia sobre a Cidade Eterna

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne