Uma história americana: Conforto religioso para pacientes de Covid-19


04.04.2020 -

n/d

Do blog de Aldo Maria Valli

Como obter a unção dos enfermos para um paciente de Covid-19, apesar do isolamento?

Uma história que vem dos Estados Unidos conta a experiência de uma família que não desistiu da proibição de se aproximar da avó, 78 anos, hospitalizada por coronavírus em um hospital particular.

Em 29 de março, a mulher, praticante católica e paciente de Covid-19, conseguiu receber a unção dos enfermos após uma negociação entre a família e o hospital.

No começo, os gerentes do hospital disseram que não, mas depois, depois que a família pediu a ajuda de um advogado, eles aceitaram.

O pedido, a serviço do advogado, foi formulado da seguinte forma: "Meu nome é... Eu sou o filho da senhora... Nossa família agradece o maravilhoso cuidado médico e atenção que está mostrando à minha mãe. Ela é uma católica devota e expressou claramente para mim o desejo de receber a unção dos enfermos de um padre católico. Minha mãe acredita que sua vida espiritual é mais importante que sua vida física. Meu pedido foi repetidamente rejeitado, fazendo com que minha mãe e toda a família sofressem muito, já que poderia ser as últimas horas da vida da mamãe. Encontramos um padre disposto a entrar na enfermaria para administrar a unção dos enfermos, com todos os equipamentos de proteção necessários. Em contato com nosso advogado, acreditamos que isso é razoável. Se necessário, estamos preparados, com nosso advogado, para nos reunirmos com a equipe do hospital, para estabelecer os detalhes, levando em conta a segurança de todos os envolvidos."

O pedido, assim formulado, foi encaminhado à gerência de saúde e após cerca de uma hora foi aprovado.

O que a história ensina?

Em primeiro lugar, diz que o filho da senhora (que permaneceu anônimo por razões óbvias de oportunidade e confidencialidade) não deve ser dado como certo de que essa "estratégia" possa funcionar em qualquer caso. No entanto, alguns conselhos podem ser dados. É necessário, é claro, encontrar um padre disponível (neste caso, foi encontrado depois que outros cinco disseram não). Se o hospital aprovar seu pedido e você não tiver um padre na mão, você corre o risco de desperdiçar um tempo valioso.

Obter ajuda de um advogado. O hospital, sabendo que há o envolvimento de um advogado, pode ficar mais atento ao seu pedido e aos seus direitos. Ao focar no conceito de sofrimento espiritual e emocional, o advogado pode fazer com que o hospital entenda que há espaço para uma ação judicial se os direitos do paciente não forem respeitados.

É preciso manter a calma e argumentar o pedido sem tomar tons polêmicos ou ameaçadores. Deve-se lembrar que os funcionários do hospital estão fazendo um trabalho duro para salvar vidas. Importante é mostrar apreço por este trabalho e considerar que se o pedido de conforto religioso for rejeitado não é por despeito ou descuido, mas porque há realmente preocupações com a saúde das pessoas envolvidas.

Não devemos ter vergonha de apelar ao espírito de caridade e piedade da equipe.

No caso específico, o padre obteve permissão para entrar na ala, mas o filho da senhora não. No entanto, diz o filho, fiquei feliz em fazer essa troca. "Além da remissão de pecados, uma das graças decorrentes da unção com óleo é a calma que derrota o medo, é a iluminação da alma com uma alegria piedosa e santa. A unção dos enfermos vale todo esforço para obtê-la. "

A.M.V.

Fonte: LifeSiteNews - via  - www.aldomariavalli.it  - via - sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Equipes médicas no terraço de hospitais clamam aos Céus, buscando ajuda Divina neste momento de medo e pânico

Médicos italianos ateus se convertem durante a Pandemia

Coronavírus na Itália: Médicos vivem dilema de escolher o paciente que vai viver

Deficientes e Idosos, a Eutanásia pelo Covid-19 é um Fato Global

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne