Médicos austríacos defendem a Comunhão na boca


06.07.2020 -

Vinte e um médicos católicos austríacos escreveram uma carta que dirige um apelo à Conferência Episcopal nacional para que seja revogada a proibição de receber a Sagrada Comunhão na boca, proibição aplicada desde que foi anunciado que a Comunhão na mão seria a única forma permitida para a distribuição da hóstia consagrada. 

n/d

Enquanto que as medidas de bloqueio determinadas pelo COVID-19 são gradualmente revogadas em toda a Europa e as Missas são reabertas ao povo, várias Conferências Episcopais, em países como a Itália e a Áustria, decidiram obrigar os sacerdotes a distribuir a Sagrada Comunhão apenas na mão, embora a Comunhão de joelhos e na boca seja a prática tradicional da Igreja Católica.

Para os católicos de mentalidade tradicional, esta obrigação é equivalente a uma total proibição de receberem a Comunhão. Para estes, são inaceitáveis o desrespeito e o risco de profanação.

Os vinte e um médicos católicos austríacos que assinaram a carta citaram, a sustentar, a opinião profissional do professor Filippo Maria Boscia, Presidente da Associação dos Médicos Católicos Italianos, que declarou: «A Comunhão na boca é mais segura do que na mão».    

Segundo os médicos subscritores, na liturgia católica tradicional – ou seja, o rito tridentino – as medidas preventivas para impedir a disseminação do coronavírus estão mais amplamente presentes do que no Novus Ordo, como quando o padre é obrigado a manter o polegar e o indicador unidos a partir do momento em que consagrou o pão, usando-os apenas para tocar a hóstia, daquele momento em diante, até ao momento em que, mais uma vez, purifica as mãos.

Os médicos comentaram que «os sacerdotes que celebram o rito tradicional têm experiência na administração da Comunhão na boca e praticamente nunca têm contacto com a boca de quem comunga. Todavia, se tal acontecesse, um sacerdote, tendo em conta a situação actual, pode interromper a distribuição da Comunhão para limpar as mãos».  

Os médicos observaram que, quando os fiéis se ajoelham para receber a Comunhão, a contaminação por gotículas é menos provável porque o rosto do sacerdote não está ao mesmo nível que o do fiel que comunga.

«Do ponto de vista higiénico, é absolutamente incompreensível para nós o motivo pelo qual a Comunhão na boca foi proibida na Áustria. Consideramos esta forma de distribuição mais segura do que a Comunhão na mão», escrevem os médicos, sublinhando que as contaminações são, na maior parte, resultado de mãos sujas, como escreveu o Dr. Boscia quando enfatizou: «O que é certo é que as mãos são as partes do corpo mais expostas aos patógenos».         

Os médicos católicos austríacos concluem a carta recordando que a Congregação para o Culto Divino reconheceu o direito dos fiéis de receberem a Comunhão na boca, sem excepções.     

Jeanne Smits    
Tradução: diesirae.pt  via  senzapagare.blogspot.com

 

Veja também...

Presidente da Associação de Médicos Católicos da Itália: "A Comunhão na mão é, definitivamente, mais contagiosa"

Bispo alerta: “É desnecessário e perigoso que usem a pandemia para impor a comunhão na mão”

Cardeal Raymond Burke alerta para o perigo de perder o sentido do Sagrado durante a pandemia

O Bispo Athanasius Schneider da uma simples e esclarecedora explicação sobre a comunhão na mão, e cita quatro Gravíssimas consequências dessa forma de comungar

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne