Cristo Morreu por Todos ou por Muitos? (Francisco diz que foi por Todos)


07.09.2020 -

n/d

Papa Francisco aprovou novo missal em italiano no qual se diz agora que "Jesus derramou seu sangue por todos". Anteriormente, se dizia: "Jesus derramou seu sangue por muitos".

Qual é o teologicamente mais correto?

Bom, na Bíblia, em latim, se diz em Mateus 26:28:  Hic est enim sanguis meus novi testamenti, qui pro multis effundetur in remissionem peccatorum"

 A Bíblia de Jerusalém (versão bíblica católica que tem bem mais cuidado com os termos usados) traduz essa passagem como:

"Pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. "

O evangelho de São Marcos 14:24 em latim diz: Et ait illis: Hic est sanguis meus novi testamenti, qui pro multis effundetur.

Traduzido na Bíblia de Jerusalém como: 

"E disse-lhes:"Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado em favor de muitos."

Em São Lucas, 22:19: Cristo diz: "Esse meu corpo...e meu sangue...que é dado por vós"

Assim, biblicamente, não parece haver nenhuma dúvida. Jesus derramou seu sangue por muitos ou por aqueles que O seguem.

Basicamente, a Bíblia afirma que Ele derramou seu sangue por muitos ou só de seus seguidores. Isso exclui alguns (ou mesmo outros muitos).

Mas como se dá essa exclusão?

Por que ocorre essa exclusão?

Boa parte dos seres humanos estariam condenados já ao nascerem ou só os que não conheceram Cristo ou que O rejeitaram? 

Se Ele excluir só aqueles do passado que não O conheceram já justificaria o "por muitos" sem problema. Estaria resolvido, imaginando que temporalmente todos depois Dele, foram ofertados com o corpo e o sangue de Cristo.

Pois deveríamos considerar os vivos e os mortos de hoje e de sempre. Muitos no passado e no presente não conheceram a Cristo, outros O rejeitaram. Ainda teremos a ressurreição do corpo no final dos tempos. 

É um assunto extremamente difícil, por conta das consequências das palavras de Cristo. Mas parece-me muito claro que não é "por todos".

É realmente um assombro a mudança aprovada por Francisco, no mínimo porque altera a própria Bíblia.

Francisco querendo agradar (e salvar) o mundo, mas só Cristo salva.  Como Cristo salva, e quem Ele salva são um mistério intransponível para a mente humana.

Alguém, algum cardeal, vai reagir a esta mudança? Envolve diretamente a morte e ressurreição de Cristo, envolve a Eucaristia.

Fonte: thyselfolord.blogspot.com

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Declarou o Padre Thomas Rosica, assessor de imprensa do Vaticano: "Francisco não é conduzido tanto pela Palavra de Deus (Bíblia) ou pela Tradição da Igreja. O Papa Francisco rompe com as tradições católicas quando quer porque ele é livre de apegos desordenados. A nossa Igreja entrou numa nova fase com o advento deste primeiro papa jesuíta, ela é abertamente governada por um indivíduo e não apenas pela autoridade das Escrituras ou mesmo pelos seus próprios ditames da tradição mais as Escrituras".

n/d

 

Veja também...

Padre Rodrigo Maria: Quem não concorda com o Papa é desobediente?

Francisco é o papa que está emprestando a Igreja para uma outra divindade, de uma outra religião: A "deusa terra" e a sua religião da terra!

O Papa Francisco se submete a líderes religiosos contrários a Jesus Cristo

Papa Francisco e seus amigos feiticeiros (Como é que é!?)

Lembrando: Qual a surpresa se muitos eclesiásticos, teólogos e fiéis católicos, acusam este Papa de heresia? O próprio Francisco admite ser insensato e herege

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne