Padres holandeses temem que as pessoas não voltem à missa pós-pandemia


11.09.2020 -

n/d

Por Francesco Paloni - Katholiek Nieuwsblad

O número de fiéis nas paróquias holandesas diminuiu cerca de 25 por cento como resultado da crise do coronavírus, e os idosos e outros paroquianos vulneráveis ​​estão evitando especialmente a missa porque estão com medo ou cautelosos.

O semanário católico holandês Katholiek Nieuwsblad falou aos párocos em 21 paróquias em todas as sete dioceses do país. A maioria deles ver uma diminuição na freqüência à igreja desde 01 de junho st , quando o governo holandês permitiu Igrejas para reabrir e celebrar a missa novamente depois de mais de dois meses.

“Os paroquianos que costumavam freqüentar nossas igrejas antes da crise do coronavírus ainda estão muito chocados”, disse um pároco da arquidiocese de Utrecht. Antes das medidas COVID-19 serem postas em prática, cerca de 80 a 100 pessoas assistiam à missa dominical em uma de suas igrejas semanalmente. Agora, esse número caiu para 50 a 60.

“Claro, estamos felizes com todos os que comparecem, mas há uma grande diferença entre o tempo antes do COVID-19 e depois”, disse ele.

Em outras paróquias, houve apenas “uma ligeira diminuição” da frequência à igreja. Um pároco da diocese de Haarlem-Amsterdam até notou um ligeiro aumento. No entanto, a maioria dos padres que Katholiek Nieuwsblad falou ter notado um declínio de cerca de 25 a 30 por cento.

Em algumas paróquias, as atuais medidas holandesas de prevenção do coronavírus são parcialmente responsáveis ​​por isso. A obrigação de manter a distância social obrigatória significa que nem todos cabem em todos os edifícios da igreja aos domingos.

“Temos uma igreja que agora pode acomodar até sessenta pessoas como resultado das medidas”, disse um pároco do sul da Holanda. “Normalmente 160 pessoas assistiam à missa aqui nas manhãs de domingo, divididas em duas missas. Isso não é mais possível. ”

De acordo com o protocolo COVID-19 estabelecido pela Conferência Episcopal Holandesa, o número máximo de pessoas permitidas na missa depende do tamanho do prédio da igreja. Quando uma paróquia espera mais de cem pessoas na missa, ou mais pessoas do que o permitido em um prédio de igreja ao mesmo tempo, as pessoas são obrigadas a fazer uma reserva com antecedência. Alguns padres notam que isso cria uma barreira extra para assistir à missa.

Mas outros disseram que o espaço não é o problema em suas igrejas.

“No início, quando no máximo trinta pessoas podiam assistir à missa, isso era uma barreira e tanto para muitas pessoas. Mas agora é mais o caso de as pessoas terem medo de ir, ou de crianças aconselharem seus pais a não ir. ”

Um pároco disse que a diminuição na frequência à igreja é especialmente visível nas comunidades da cidade, embora os edifícios da igreja tendam a ser maiores: “Aparentemente, as pessoas experimentam uma conexão maior em comunidades menores.”

Outra possível causa do declínio é que alguns paroquianos preferem acompanhar a missa online, ou que algumas pessoas não estão mais acostumadas a ir à missa. Por isso, algumas paróquias decidiram interromper as celebrações online para incentivar a frequência à igreja.

“Alguns paroquianos gostam de assistir à missa em casa”, observou um padre. "Eles se acostumaram com isso."

Outro disse: “Alguns dos meus paroquianos dizem: 'Se eu posso acompanhar a missa do conforto da minha casa, por que ir à igreja?'”

Outro pároco também vê esse problema, mas não quer encerrar a transmissão online das missas.

“Não queremos privar a Eucaristia dessas pessoas. Por outro lado, estou preocupado em que medida as missas online estão incentivando um certo tipo de preguiça nas pessoas e quanto os paroquianos estão se acostumando a receber seu alimento espiritual desta forma. ”

Alguns párocos suspeitam que a diminuição da frequência à igreja também está ligada às restrições impostas aos corais, que não podem ensaiar ou cantar em grandes grupos. Isso significa que, se há um coro em primeiro lugar, ele consiste apenas de um punhado de pessoas, “e muitos membros do coral costumavam levar parentes ou amigos para a igreja”, disse um padre.

Outro pároco está tentando ajudar seus paroquianos a superar o medo de voltar à igreja.

“Não podemos garantir que você não será infectado na igreja. Mas enfatizo que a igreja é um lugar muito mais seguro do que, por exemplo, o supermercado ou outros lugares que visitamos todas as semanas. Como resultado, vejo que algumas pessoas que tinham dúvidas sobre a vinda, agora estão participando da missa novamente ”, disse ele.

Embora muitas paróquias tenham visto um aumento constante no número de paroquianos desde junho, alguns párocos temem que os números nunca mais sejam o que eram antes do COVID-19.

“Resta saber se voltaremos ao antigo nível ou se isso é apenas um sinal de uma tendência que começou nos últimos anos”, disse um padre a Katholiek Nieuwsblad .

Um de seus colegas tem uma visão ainda mais sombria.

“Eu não acho que vamos voltar ao antigo nível. As pessoas rapidamente se acostumam a não ir mais à missa. O processo de secularização ainda está em andamento. Acho que a crise do coronavírus apenas acelera esse processo ”.

Esta notícia foi traduzida exclusivamente para o Crux por Susanne Kurstjens-van den Berk.

Fonte: cruxnow.com/church-in-europe  via  sinaisdoreino.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

“Se não se abreviassem aqueles dias, não se salvaria pessoa alguma; porém, serão abreviados aqueles dias em atenção aos escolhidos". (Mt 24, 22)

"Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniqüidade, o filho da perdição". (2Ts 2,3)

"Mas, quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?"  (Lc 18, 8)

 

Veja também...

Católicos, voltem para casa... Não, eles não voltarão. a não ser que...

Cardeal Raymond Burke alerta para o perigo de perder o sentido do Sagrado durante a pandemia

O drama de uma Igreja autoexilada: A Salvação de Cristo não é mais necessária, mas basta uma "proximidade religiosa do humano"

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne