São Belarmino, Doutor da Igreja: A resistência a um pontífice romano desobediente que ataca a Igreja não é uma questão de usurpar autoridade, mas sim de autodefesa simples


17.09.2021 -

n/d

=====================================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Artigo publicado no site 25.11.2018

Escrito por Christopher A. Ferrara

n/d

O Papa que destruiria a igreja.

Nesse ponto da sempre piora da desordem bergogliana, o papa Bergoglio parece não ter nenhum defensor ferrenho no establishment neo-católico, salvo alguns outliers desequilibrados e depravados, com tendência a reclamações obscenas, que finalmente tiveram que ser mostrados na porta pelo National Catholic Register da EWTN. Este é um papado que só um louco pode continuar a defender como profundamente ortodoxo.

O senso do agora quase unânime círculo não-tradicionalista oposto à loucura desse papa é habilmente resumido pelo Dr. Douglas Farrow, professor de teologia da Universidade McGill, escrevendo para o Catholic World Report sobre o que ele chama de "o perturbador pontificado de Bergoglio":

Os críticos estão certos de que a revolução está errada. Isto não é reforma; nem é conversão. É conquista. Se não for parado, os portões do Hades prevalecerão contra a Igreja, que morrerá em todos os lugares, assim como está morrendo nas terras dos próprios revolucionários. Devemos apelar ao Céu para pará-lo e estar preparados para ajudar a pará-lo, confiantes na promessa de nosso Senhor de que esses portões não prevalecerão e que sua Igreja não falhará.

Não se pode encontrar uma avaliação mais dura em um site sedevacantista, mas aparece nas páginas de uma publicação resolutamente “mainstream” que nunca poderia ser acusada do temido “tradicionalismo radical”.

A imagem de conquista de Farrow é impressionante. De fato, temos um papa que parece empenhado em conquistar a Igreja para nivelá-la ao chão e reconstruí-la de acordo com seu próprio “sonho” distópico do que ela deveria ser, que representa a essência destilada de um jesuitismo neo-modernista degenerado. combinado com as manobras astutas da política de poder no estilo argentino. Lembre-se da declaração de intenções de Bergoglio em Evangelii Gaudium (EG), um manifesto pessoal de 288 parágrafos, diferente de tudo na história do papado:

Sonho com uma "opção missionária", isto é, um impulso missionário capaz de transformar tudo, para que os costumes da igreja, formas de fazer coisas, tempos e horários, linguagem e estruturas possam ser adequadamente canalizado para a evangelização do mundo de hoje ao invés de sua auto-preservação.

Bergoglio vê uma oposição entre o seu "sonho" e a auto conservação da Igreja mais do que a evidente arrogância. Como ele disse a seu amigo Eugenio Scalfari durante a infame entrevista ao La Repubblica, pouco antes de EG aparecer, quase não foi feito o suficiente para refazer a Igreja desde o Vaticano II: “Os padres conciliares sabiam que estar aberto à cultura moderna significava ecumenismo religioso e diálogo com os não-crentes. Mas depois muito pouco foi feito nessa direção. Eu tenho a humildade e a ambição de querer fazer alguma coisa. ”Parece que estamos lidando com algo de um maníaco que, tendo ascendido de algum modo à Cadeira de Pedro, representa um perigo claro e presente sem precedentes para a Fé.

A atividade furiosa deste papa, que parece empenhado em uma conquista da Igreja que, se não fosse detido, significaria, exatamente como Farrow diz, que os portões do Inferno haviam prevalecido contra ela e que ela morreria em todos os lugares, para ocupar-se dessa famosa citação das obras de São Roberto Belarmino (1542-1621), Doutor da Igreja, em seu maciço compêndio Controvérsias da Fé Cristã. No Livro II de seu volume Sobre o Soberano Pontífice, Belarmino aborda várias objeções ao poder do papado, incluindo o seguinte:

É lícito a alguém matar um Pontífice, se ele invade qualquer território injustamente: por essa razão, será muito mais lícito aos reis ou a um Conselho destituir um Pontífice, se ele perturbar uma nação, ou se esforçar para matar almas pelo seu exemplo.

Para o qual Belarmino responde da seguinte forma:

Respondo em primeiro lugar negando o conseqüente, porque nenhuma autoridade é exigida para resistir a um invasor e defender-se, nem é necessário que aquele que é invadido seja um juiz e superior daquele que invade; em vez disso, a autoridade é necessária para julgar e punir. Portanto, assim como seria lícito resistir a um pontífice invadindo um corpo, também é lícito resistir a ele invadir almas ou perturbar um estado, e muito mais se ele se esforçar para destruir a Igreja. Eu digo, é lícito resistir a ele, não fazendo o que ele manda, e bloqueando-o, para que ele não cumpra sua vontade; ainda assim, não é lícito julgar, punir ou mesmo depô-lo, porque ele não é outro senão superior. Veja Cajetan sobre este assunto e John de Turrecremata.

[Cfr. Controvérsias da fé cristã, trans. Ryan Grant (Mediatrix Press: 2015), p. 303 Cfr. também, Controversies of the Christian Faith, trad. Pe. Kenneth Baker, S.J. (Mantenha a Fé: 2016), Terceira Controvérsia Geral sobre o Soberano Pontífice, Livro II, p. 835]

Observe um aspecto do julgamento de Belarmino, muitas vezes esquecido: que a resistência a um pontífice romano desobediente que ataca a Igreja não é uma questão de usurpar autoridade, mas sim de autodefesa simples. Note-se também que Belarmino não considera impossível a perspectiva de um papa que "se esforçaria para destruir a Igreja". Ele diz, antes, que nenhuma autoridade seria necessária para defender almas ou a Igreja contra tal papa. Muito pelo contrário, teríamos o dever de resistir a tal papa e a incapacidade de resistir a ele seria culpável como o que São Tomás chama de "obediência indiscreta" a um superior, ou seja, obediência a qualquer comando que seja "contrário a Deus ou a regra que eles [religiosos] professam, pois a obediência neste caso seria ilegal. ”[Cfr. Summa Theologiae, II-II, Q. 104, art. 5].

Implícito nesses julgamentos está a verdade de que ninguém na terra, nem mesmo um papa, é um ditador absoluto cuja vontade é lei apenas pelo fato de ele ter desejado isso.

O papa não é um monarca absoluto cujos pensamentos e desejos são a lei. Pelo contrário: o ministério do Papa é uma garantia de obediência a Cristo e à sua Palavra. Ele não deve proclamar suas próprias idéias, mas sim vincular-se constantemente e a Igreja à obediência à Palavra de Deus, em face de toda tentativa de adaptá-la ou enfraquecê-la, e de toda forma de oportunismo. [Cfr. Homilia para a Missa por posse do Presidente do Bispo de Roma, 7 de maio de 2005]

O julgamento de Belarmino é frequentemente citado nesta época incomparável, talvez até pior do que a da crise ariana, na qual a resistência à má conduta papal tornou-se praticamente obrigatória quando se deseja preservar intacta a fé de nossos pais. Mas com o advento de Bergoglio e "Bergoglianismo", como Antonio Socci chama, somos confrontados pela primeira vez em 2.000 anos com a realização do hipotético papa de Belarmino que se empenha em destruir a Igreja - um papa que declara abertamente que o "eu" da Igreja a auto-preservação ”é menos preocupante para ele do que seu sonho maníaco de“ transformar tudo ”.

A transformação eclesial destrutiva que Bergoglio imagina inclui a noção inédita de uma "Igreja sinodal" nos moldes da ortodoxia dominada pelo cisma que literalmente substituiria a Igreja que Cristo fundou. Em seu discurso no 50º aniversário da desastrosa invenção de Paulo VI de um “Sínodo universal” reunido periodicamente em Roma, Bergoglio falou de um “compromisso de construir uma Igreja sinodal”, declarando: “Estou convencido de que em uma Igreja sinodal, uma luz maior pode ser derramado sobre o exercício da primazia petrina ”.

Sobre este sínodo, Bergoglio construirá sua igreja, e os portões do inferno prevalecerão contra ela, se ele fosse o monarca absoluto que parece pensar ser. E o que é essa "Igreja sinodal" senão meramente uma folha de figueira elaboradamente planejada para esconder o exercício nu da vontade de Bergoglio, como vimos com um Sínodo manipulado após o outro?

A farsa sinodal recém-concluída “Sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional” culminou em um Documento Final absurdamente detalhado de cerca de 25.000 palavras, pré-escrito pelo comitê de redação escolhido por Bergoglio e com assuntos que os Padres Sinodais nunca discutiram, incluindo “discernimento ”[Isto é, desculpando o adultério e oferecendo a Santa Comunhão enquanto o ofensor pensa sobre], a“ orientação sexual ”e a própria“ sinodalidade ”pela qual Bergoglio procura impor sua vontade. O documento foi fornecido apenas em italiano no último dia do Sínodo e foi traduzido oralmente apenas no momento da rápida votação parágrafo por parágrafo pelos prelados no salão - nenhuma emenda permitida! - a maioria dos quais não sabia ler nem falar italiano muito menos refletir sobre a montanha de palavreado que estavam votando.

Em uma entrevista com Edward Pentin, o bispo Anthony Fisher, de Sydney, educadamente deixou claro que o sínodo era uma piada manipulada de um procedimento: “Sim, o Documento Final foi lido tão rápido que os tradutores se esforçaram para acompanhar, eo os pais não podiam tomar notas em sua própria língua. Então, nem sempre tínhamos certeza do que nos pediam para votar Sim ou Não. ”Sobre a inserção da“ sinodalidade ”- significando o instrumento da vontade de Bergoglio - no Documento Final, Fisher ofereceu essa avaliação devastadora:“ Bem, não estava no documento de trabalho, não estava nas discussões da assembleia geral, não estava nas discussões dos grupos de línguas, não estava nos relatórios dos pequenos grupos - apenas aparecia, como se do nada, no rascunho do documento final. ”

Quanto à exclusão sistemática amplamente divulgada de jovens de mentalidade tradicional dos procedimentos sinodais e pré-sinodais, Fisher disse o seguinte:

Mas um dos mais internacionais dos padres sinodais observou que pareciam não haver ou poucos jovens de uma disposição mais “clássica” (suas palavras) presentes para falar desse ponto de vista e que isso fazia com que os jovens auditores não fossem inteiramente representativos. de sua geração ....

Não, eu não acho que foram os mais tradicionais que foram desligados: todos nós estávamos. O fato era que, depois de nossos breves discursos iniciais, era quase impossível para os bispos fazerem uma audiência novamente na assembléia geral….

E depois votá-lo em questão de minutos e sob terrível pressão do tempo, sem oportunidade de novas emendas. Para mim, essa não é a maneira de fazer doutrina.

Mas é o caminho para Bergoglio "fazer doutrina", afirmando que ele está apenas implementando as "decisões do Sínodo", descaradamente retratado como um oráculo do "Espírito". Assim, Bergoglio promulgou a Episcopalis Communio (EC), que formaliza a operações de seus sínodos sinodais de seus sínodos sinodais como um “processo [que] não apenas tem seu ponto de partida, mas também seu ponto de chegada no Povo de Deus, a quem os dons da graça conferidos pelo Espírito Santo através da coleta de Os bispos da Assembléia devem ser derramados ”.

Sob o mecanismo criado pela CE, Bergoglio será capaz de carimbar os resultados dos sínodos que ele dirige do início ao fim, rotulando os documentos finais como parte do "Magistério ordinário do Sucessor de Pedro" (Art. 18). e então declare os documentos sinodais pré-escritos e predeterminados que ele aprova como “o resultado do trabalho do Espírito ...” (¶ 5). Dessa forma, Bergoglio pode improvisar um conselho pseudo-ecumênico após o outro sem todo o alarido e incômodo de um verdadeiro conselho ecumênico, no qual uma teimosa minoria conservadora poderia impedir seus projetos.

O Documento Final do último Sínodo começa com esta citação inadvertidamente do capítulo 2 dos Atos dos Apóstolos, cortada enganosamente para esconder seu contexto, como é típico das citações de Bergogliana às Escrituras: “... derramarei meu Espírito sobre todas as pessoas. Vossos filhos e filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, vossos velhos terão sonhos. ”(Atos 2:17). A sugestão absurda - que ninguém, incluindo Bergoglio, realmente acredita - é que os jovens, simplesmente por serem jovens, têm o dom de profetizar e receber visões celestiais, e que “Esta é a experiência que tivemos neste Sínodo, caminhando juntos e ouvindo a voz do Espírito. ”Significando, é claro, a voz de Bergoglio e seu círculo íntimo.

Mas o que Bergoglio escondeu nas elipses é que Pedro, citando a profecia de Joel, está repreendendo seus companheiros judeus no dia de Pentecostes, alertando-os sobre o que acontecerá no fim dos tempos:

    [E sucederá que nos últimos dias, (diz o Senhor)] derramarei do meu Espírito sobre toda a carne: e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e vossos jovens terão visões e vossas velhos sonharão sonhos.

Também omitido é o resto da profecia de Joel:

E sobre os meus servos, e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu espírito, e eles profetizarão.

E mostrarei prodígios no céu e sinais sobre a terra, abaixo: sangue e fogo, e vapor de fumaça.

O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e manifesto dia do Senhor.

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Ó homens de Israel, ouve estas palavras: Jesus de Nazaré, homem aprovado por Deus entre vós, por milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez por ele, no meio de vós, como também sabeis:

Este mesmo ser entregue, pelo determinado conselho e presciência de Deus, você pelas mãos de homens iníquos crucificaram e mataram ... [Cfr. Atos 2: 18-23

Não exatamente apoio escriturístico para a alegação risível de que os jovens têm um carisma profético inerente à mostra durante o show romano de Bergoglio. Muito pelo contrário, no contexto, Pedro não está falando de todo um carisma imaginário de profecia nos jovens, mas antes está exortando o povo de Israel a se converter antes que o Cristo que eles crucificaram venha novamente em meio a sinais extraordinários, certamente não evidentes em nenhum dos Obras de Bergoglio. E três mil dos ouvintes de Pedro se convertem imediatamente - precisamente como uma verdadeira obra do Espírito Santo agindo através do primeiro papa:

Ora, ouvindo estas coisas, tiveram compaixão no seu coração, e disseram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos nós, homens e irmãos?

Pedro, porém, lhes disse: Faz penitência, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Salve-se desta geração perversa.

Eles, portanto, que receberam sua palavra, foram batizados; e foram adicionados naquele dia cerca de três mil almas. [Cfr. Atos 2: 22:41

O que nos diz de Bergoglio que as primeiras palavras do documento inchado que ele enfileirou nas gargantas dos Padres Sinodais são uma flagrante e errônea citação das Escrituras, aparentemente arrancadas ao acaso do Novo Testamento simplesmente porque dizem algo sobre os jovens profetizando? Ela nos diz que ele e seus colaboradores têm um compromisso menos do que confiável com a verdade, mas um compromisso inabalável para obter qualquer resultado que o “Papa Ditador” deseje.

Um claramente enojado Sandro Magister escreve que Bergoglio instalou “Tudo menos uma Igreja sinodal” e que “[após] exortar a 'sinodalidade' como o fruto proeminente do sínodo de bispos de outubro passado” - mesmo que os bispos nunca tenham discutido isso - ele “ desmembrou a agenda da assembléia plenária de um dos maiores episcopados do mundo, a dos Estados Unidos ”, ordenando-lhes que não tomassem medidas sobre a crise do padre homossexual em que ele próprio está profundamente implicado. Da mesma forma, Bergoglio “abandonou para si, na China, os bispos que não fazem parte do acordo secreto assinado no final de setembro entre a Santa Sé e as autoridades de Pequim, significando os cerca de trinta bispos chamados 'clandestinos' ou 'clandestinos'. que resistem sem temer o despotismo do regime sobre a Igreja ”.

Mas Magister - suponho que ele esteja meramente sendo irônico - não reconhece que a “sinodalidade” nunca foi outra coisa senão um veículo para a ditadura Bergogliana sobre a Igreja e que opera somente em Roma, onde ele está no controle total de procedimentos que são apenas um disfarce para seu próprio exercício de poder.

Talvez pela primeira vez em sua história, a Cátedra de Pedro seja ocupada por alguém que considera seu poder como absoluto, mesmo em questões de doutrina; que faz um grande show de humildemente agindo para descentralizar a autoridade eclesiástica, mas de uma maneira que realmente a concentra como nunca antes na pessoa do Papa. Admitindo o mesmo, o porta-voz da Bergoglian, pe. Thomas Rosica, o adido inglês radicalmente pró-homossexual da Sala de Imprensa do Vaticano, exultou da seguinte forma:

O papa Francisco rompe as tradições católicas quando quer porque está "livre de apegos desordenados [citando Bergoglio]". Nossa Igreja realmente entrou em uma nova fase: com o advento deste primeiro papa jesuíta, ele é abertamente governado por um indivíduo e não por a autoridade das Escrituras sozinha ou mesmo seus próprios ditames da tradição mais as Escrituras.

Não se poderia pedir uma melhor descrição de um papa que “se empenha em destruir a Igreja”. Seguindo o conselho de São Roberto Belarmino, os fiéis não podem deixar de responder aos esforços de Bergoglio, de maneira apropriada às suas posições na Igreja, “por não fazendo o que ele ordena, e bloqueando-o, para que ele não cumpra sua vontade. ”Tal é o estado sem precedentes de assuntos eclesiais neste, o estágio final da crise pós-Vaticano II na Igreja. E essa é a nossa sorte até que o Céu finalmente nos conceda o Papa sagrado e corajoso que restaurará o papado e a Igreja à ordem que Deus pretendia. Não há dúvida de que o papa reinará durante o triunfo do Imaculado Coração que Nossa Senhora nos prometeu em Fátima. Até lá, o reinado do pequeno tirano da Argentina, a quem Deus permitiu afligir a Igreja como castigo, será apenas uma lembrança amarga.

Fonte: remnantnewspaper.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

===============================

Nota final de www.rainhamaria.com.br

Declarou o zeloso Arcebispo Marcel Lefebvre: "Como poderíamos nós, por obediência servil e cega, fazer o jogo desses cismáticos que nos pedem colaboração para seus empreendimentos de destruição da Igreja? Eis porque estamos prontos e submissos para aceitar tudo o que for conforme à nossa fé católica, tal como foi ensinada durante dois mil anos mas recusamos tudo o que lhe é contrário. Já ouvimos a objeção: Então cabe a nós julgarmos a fé católica? Mas não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada e crida durante vinte séculos e que está escrita nos catecismos oficiais. Como foi que agiram os verdadeiros fiéis diante das heresias? Preferiram dar o sangue a trair sua fé. Se acontecesse do papa não fosse mais o servo da verdade, ele não seria mais papa. Não poderíamos seguir alguém que nos arrastasse ao erro. Isto é evidente. Não sou eu quem julga o Santo Padre, é a Tradição. Para que o Papa represente a Igreja e seja dela a imagem, é preciso que esteja unido a ela tanto no espaço como no tempo já que a Igreja é uma Tradição viva na sua essência. Na medida em que o Papa se afastar dessa Tradição estará se tornando cismático, terá rompido com a Igreja. O Papa recebeu o Espírito Santo, não para pregar novas verdades, mas para manter a fé de sempre. Por esta razão, nós escolhemos o que sempre foi ensinado, e fechamos nossos ouvidos às novidades destruidoras da Igreja".

“Roma perderá a Fé e se tornará a sede do Anticristo”, são as palavras que Nossa Senhora profetizou em La Salette, na França, uma aparição reconhecida pela Igreja.

 

Veja também...

Francisco ainda no ano 2016 já tinha dado mostras que elevaria Pachama (Mãe Terra), ao título de "deusa suprema" de uma nova religião mundial

As Respostas que o "papa" Francisco tem dado são realmente Católicas?

O Papa Francisco "não tem o direito" de proibir a Missa Tridentina (veja porque)

Porque a surpresa com as atitudes "anticristãs" e modernas do Papa Francisco? Quando ainda era Cardeal na Argentina, celebrou Missas com "Tango e personagem Pinóquio", como algo perfeitamente normal para Igreja

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne