Fim dos Tempos e a Apostasia na Igreja: Como ser católico quando seus Bispos não são


22.11.2021 - Nota de www.rainhamaria.com.br

Publicado no site em 26.07.2018

===================================================

Agora é a hora de seguir Jesus Cristo e ser mais católico do que nunca.

n/d

Por Jennifer Fitz

Os escândalos de McCarrick estão provando ser um ponto de ruptura para muitos católicos. Aqui não temos um homem envolvido em uma luta contra a tentação - quem de nós não está? - mas um homem cujo comportamento descaradamente predador foi tacitamente condenado por incontáveis líderes da igreja nos níveis mais altos, e cujo comportamento depravado era normal em muitos círculos clericais. Quantos pais católicos amorosos enviaram seus filhos para o seminário sem nunca imaginando o calvário do assédio sexual, da molestação e do comprometimento moral ao longo da vida que aguardavam?

Não é de admirar que muitos que ultimamente estavam se aquecendo para a Igreja agora estejam revoltados com o pensamento de conversão. Não é de admirar que muitos católicos ao longo da vida estejam considerando se sua fé pode suportar tal hipocrisia e corrupção. As admoestações banais de que “ninguém é perfeito” ou “não há igreja perfeita” soam vazias quando você considera que o homem que coloca as mãos em sua adolescência na Confirmação não teria escrúpulo em deixar um bispo irmão ir para a cama com esses mesmos adolescentes.

Como um católico honesto se apega à fé em circunstâncias tão pútridas?

Catolicismo não Clericalismo

Recentemente, em uma conversa, vários amigos compartilharam histórias de molestamento infantis e de assédio sexual abertamente tolerados em suas paróquias. Eu observei que benção seria se em uma casa onde tatear alguém nunca fosse, nem por um instante, considerado um comportamento aceitável.

Quando deixamos de lado padrões básicos de decência moral do chamado “respeito pela autoridade”, estamos adorando um falso deus. Estamos fazendo a pessoa em liderança mais alta que a lei de Deus. Colocamos Deus em um degrau inferior e elevamos nosso pároco, bispo ou cardeal a algo superior a Deus. É alguma maravilha na providência de Deus que os frutos podres dessa idolatria estão sendo revelados enquanto celebramos o 50º aniversário da Humanae Vitae?

O primeiro passo para manter sua fé católica é tomar a decisão de adorar somente a Deus.  Nossas leituras ao longo das últimas semanas deixaram claro o que Deus pensa dos maus pastores.

Por que ser católico?

Há muitas razões pelas quais as pessoas são atraídas pela fé católica. Pode ser a herança da família; poderia ser a beleza das tradições católicas; poderia ser a exata convergência de tempo e lugar e experiências espirituais. As pessoas se tornam católicas um bilhão de maneiras diferentes por um bilhão de razões diferentes.

Permanecemos católicos por um único motivo: porque é a verdade.

Se você nunca testou a evidência da verdade de sua fé católica, posso sugerir que agora é o momento oportuno? Seu raciocínio lógico não será influenciado por nenhum anexo sentimental, você pode ter certeza disso.

Existem provas históricas e racionais da verdade do catolicismo. Se você fizer o esforço, poderá saber que o catolicismo consiste em um conjunto razoável de crenças baseadas em evidências. Você merece esse presente. Não se contente com nada menos.

Mas aqui está um desafio para você: você realmente vive como se a fé católica fosse verdadeira?

Agora sabemos que muitos dos nossos bispos não sabem. Podemos olhar ao redor dos bancos e ver que muitos católicos comuns também não. Nós passamos pelos movimentos, mas nossas vidas são basicamente as mesmas de todos os outros. Jesus Cristo é a coisa mais importante para todos os homens, mulheres e crianças vivos hoje, e ainda assim nos contentamos com uma vaga esperança de que todos estarão bem, e que nós mesmos não temos nenhuma responsabilidade particular no grande esquema das coisas.

Não é isso que Jesus Cristo disse. Jesus Cristo deu a cada cristão uma missão para ir e fazer discípulos. Você está fazendo isso? Você está ativamente orando, sacrificando e trabalhando para levar os outros a um relacionamento mais profundo e mais completo com Deus?

Vimos que nossa Igreja está infectada com homens sórdidos, egoístas e preguiçosos, que preferem proteger suas pequenas vidas limpas do que dar os passos corajosos necessários para levar a cabo a missão que Deus lhes deu. És um deles?

Deus te deu um cérebro

Quando meu pai se irritava com a gente por alguma idiotice estúpida, ele murmurava: "Use sua cabeça para algo diferente de uma decoração!"

É um bom conselho. Quais são algumas maneiras pelas quais você pode usar sua cabeça para enfrentar a crise na Igreja hoje em dia?

1. Se você está querendo proteger os abusadores, aprenda sobre a definição de limites e relacionamentos saudáveis. As chances são de que se você cresceu pensando “discrição” e “respeito” significa encobrir o padre Groper, então outros relacionamentos em sua vida também não são saudáveis. Agora é um bom momento para começar a mudar isso.

2. Apoie bons ministérios. Nem todos na Igreja são corruptos. Coloque seu dinheiro e tempo no bom trabalho que está sendo feito por pessoas que você conhece. Isso pode ser uma paróquia oficial ou programas diocesanos, pode ser um apostolado formalmente organizado, ou pode ser apenas você e alguns amigos realizando as obras de misericórdia por conta própria.

3. Exigir prestação de contas. Qual é o estado da liderança da Igreja hoje? É como um grupo de adolescentes apanhados em flagrante e depois chorando: "Por que você não confia em mim?" Sua paróquia ou diocese é transparente com a administração do seu dinheiro? Ótimo. Envolva-se em manter essa transparência. Se não, quando o Padre ou o Bispo vier até você pedindo fundos para cobrir uma despesa genuinamente necessária, deixe-o saber que o contratado pode lhe enviar uma fatura diretamente e você a pagará. Homens que se comportam de maneira infantil são tratados como crianças.

4. Seja mais católico do que nunca. Agora não é a hora de simular sem graça. Agora é a hora de colocar suas roupas adultas. Deus é verdade, Deus é amor, Deus é justiça, Deus é misericórdia. Não há amor sem verdade. Não há misericórdia sem justiça.

Fonte: www.ncregister.com 

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Disse São Gregório Magno: (na obra -- A Regra Pastoral, ou simplesmente Pastoral -- tratando dos deveres de um Bispo): "Os bispos são os olhos do povo. Se os que governam o povo não têm luz, os que lhes estão submetidos só podem cair em confusão e erro".

Disse JESUS à Sua serva Catalina de Jesús Herrera (1795), conhecida pelas revelações sobrenaturais que teve e por sua vida de santidade. Ó meu Jesus, começastes a me dar a entender quão decepcionado estavas com os religiosos. E me dizias: "Os eclesiásticos são causa da perdição das pessoas seculares. E como por seus maus costumes deixaram que se lhes perdesse totalmente o respeito, já o mundo não faz nenhum caso deles, razão pela qual não é de nenhum proveito o que pregam. Se eles vivessem como devem, meu Espírito infundiria por seus lábios fervor nas pessoas do mundo. E daí se seguiria a moderação nos costumes. Mas como as pessoas do mundo veem que eles fazem as mesmas coisas que os outros, foi-se introduzindo o hábito de desprezá-los, e fica sem efeito a sua Doutrina".

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne