Jogue a pedra e esconda sua mão - O próximo Sínodo e a Nova Igreja (que agrada ao Mundo)


08.07.2023 -

n/d

Quando o projeto desta outra igreja estiver concluído, o Sumo Pontífice, diante das críticas que não falharão, poderá dizer: “Não fui eu!”.

Espanto. Esta é a palavra que me vem à boca depois de ler as cinqüenta páginas do Instrumentum laboris para o sínodo planejado "democraticamente" a partir de 2021. La Prensa , Buenos Aires, manchete assim: "O Vaticano publicou o espinhoso roteiro para o próximo sínodo ”. O documento sustenta a «profunda necessidade de imitar o nosso Mestre e Senhor na capacidade de viver um aparente paradoxo: proclamar com agressividade o seu autêntico ensinamento e, ao mesmo tempo, servir de testemunho de radical inclusão e aceitação». Que imitação agressiva e paradoxal de Cristo! Esta é uma abordagem incomum: a Igreja Sinodal formula uma glosa progressiva sobre o Evangelho. O Instrumentum laborisilustra como a Agenda 2030 globalista pode ser implementada em nível eclesial. É admirável como a monarquia papal faz com que a “democracia sinodal” diga o que quer que essa “democracia” diga. É como atirar uma pedra e esconder a mão.

O itinerário da futura assembléia, que já vem sendo preparado há dois anos, leva a "multidão" a falar e votar, sobretudo e de uma forma nova a feminina. Era a isso que me referia com o conhecido exemplo da pedra. Quando o projeto desta outra igreja estiver concluído, o Sumo Pontífice, diante das críticas que não falharão, poderá dizer: “Não fui eu!”.

Retomando o resultado do caminho percorrido desde 2021, o documento aborda a questão de uma nova eclesiologia: a sinodalidade. Uma digressão: “sínodo”, “sinodal”, significa “caminhar com” (do grego syn e hodós ), mas não diz onde. A meta, então, pode ser a nova igreja progressista, heterogênea em relação à grande Tradição eclesial. E vamos todos juntos.

Um dos temas em pauta, que logo chama a atenção, é “como a Igreja pode ser mais sensível às pessoas LGBTQ+”. Deve-se notar que a expressão "pessoas com tendências homossexuais", que aparece em vários documentos romanos e no Catecismo da Igreja Católica, não é mais usada. Os nomes de outros "coletivos" que se sentiram marginalizados ou ignorados nem sequer são mencionados. Continua-se a afirmar que os pobres "ocupam um lugar central"; novas áreas são introduzidas, como a mudança climática e os movimentos migratórios, que são frequentemente referidos na pregação papal.

O Sínodo planejado será composto por 75% de bispos e 25% de leigos, incluindo mulheres, com direito a voz e voto. Se li bem, parece-me que os padres são ignorados, o que é muito surpreendente e indica que o seu número diminui constantemente em todas as dioceses. As vocações sacerdotais deixaram de ser uma prioridade. Mais uma vez, "chegou a hora dos leigos".

O texto sublinha ainda que "há pessoas que não se sentem acolhidas na Igreja, como os divorciados recasados, pessoas que vivem em casamentos outrora definidos como irregulares, ou pessoas LGBTQ+, e há formas de discriminação racial, étnica , classe ou casta que levam alguns a se sentirem menos importantes ou menos acolhidos na comunidade”. O propósito de superação é então formulado: “Como criar espaços onde aqueles que se sentem feridos pela Igreja e rejeitados pela comunidade possam se sentir reconhecidos, não julgados e livres para fazer perguntas? E que passos concretos são necessários para chegar às pessoas que se sentem excluídas da Igreja por causa de sua afetividade e sexualidade?”. Estas serão as perguntas que a assembléia sinodal se fará. Vou arriscar uma interpretação: a verdade objetiva e o reconhecimento de preceitos com base nos quais a virtude e o pecado são julgados e reconhecidos não contam mais. O que importa agora é como se sentem aqueles que se consideram excluídos; é o sentimento deles, não o estado objetivo em que se encontram.

Outro ponto fundamental é a necessidade de “abordar a participação das mulheres no governo, nas tomadas de decisão, na missão e nos ministérios em todos os níveis da Igreja, com o apoio de estruturas adequadas, para que esta não permaneça uma mera aspiração geral”. Como se vê, o programa não ousa falar de um possível “sacerdócio feminino”. Essa observação específica sobre "estruturas adequadas" remonta às conhecidas aspirações de mudança estrutural. Por mais curioso que pareça, a Igreja Católica começa tardiamente a trilhar o caminho traçado pela Reforma Protestante, quando o protestantismo já estava há muito tempo engolfado pelo mundo. Agora é a hora de citar o que um luterano dinamarquês e grande filósofo cristão, Soren Kierkegaard, escreveu em seu diário em 1848: "Agora mesmo, quando falamos em reorganizar a Igreja, vê-se quão pouco cristã há nela" (IX A 264).

Na mesma página fala da “infeliz ilusão do cristianismo, que substitui o ser cristão pelo ser humano”. É esta infeliz ilusão que hoje engana a Igreja Católica. O programa sinodal, como o do sínodo alemão, delineia uma outra Igreja, heterogênea no que diz respeito à grande e unânime Tradição. Como os fiéis católicos reagirão? Em vários países já está se formando alegremente uma reação muitas vezes descartada como "conservadora" pelo progressismo oficial. A Providência do Esposo e Senhor de que substitui o ser cristão pelo ser humano”. É esta infeliz ilusão que hoje engana a Igreja Católica. O programa sinodal, como o do sínodo alemão, delineia uma outra Igreja, heterogênea no que diz respeito à grande e unânime Tradição. 

A Providência do Esposo e Senhor dekatholiké inspira e ilumina aquela contemporaneidade com Cristo que exprime o cumprimento da promessa evangélica: "Estarei sempre convosco até ao fim dos tempos" (Mt 28, 20). O texto grego diz: até as synteléias do cosmos. A fórmula "fim do mundo" é uma tradução ambígua; o cumprimento é a consumação da História, segundo os misteriosos desígnios da Providência. O jogo das causas secundárias inscreve-se na esfera misteriosa da Providência divina, que ela ordena segundo desígnios inescrutáveis. A justiça e a misericórdia de Deus se manifestam na Providência. Esta Providência, portanto, inclui a dialética das causas secundárias e, portanto, pode-se dizer que permite o mal.

Os desígnios dos autores do sínodo são essas causas secundárias, livres para praticar o mal.

Como ouso me expressar nesses termos? Reconheço e venero Francisco como sucessor de Pedro, Vigário de Cristo. Mas Francisco é sempre Jorge Bergoglio. Bem, conheço Jorge Bergoglio há quarenta e cinco anos. É uma "segunda causa". Isso explica o que foi dito, e também muito mais do que poderia ser dito.

Arcebispo emérito de La Plata

Fonte: www.aldomariavalli.it  via  sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

O Caminho Sinodal LGBTQ: Trata-se literalmente de um anti-evangelho satânico que abre o caminho largo que conduz à Perdição Eterna

Reunião do caminho sinodal LGBTQ no Vaticano: anátema de Deus

Verdadeiros Apóstolos de Cristo contra falsos Apóstolos do Caminho Sinodal LGBTQ

Um apelo dos Bispos para que o inválido Papa Francisco renuncie. Diante de graves heresias, que levam à autodestruição da Igreja Católica e a pregação de um falso Evangelho

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne