Cardeal Müller: O Papa perderia "automaticamente" o seu cargo se ensinasse uma heresia


28.10.2023 -

n/d

O Papa é o princípio perene e o fundamento da unidade da Igreja", escreve o Cardeal Müller num novo ensaio para a First Things. Mas a Igreja não está centralizada nele, como se ele fosse o líder supremo de um partido totalitário".

Cardeal Gerhard Müller afirmou que um papa que ensinasse uma heresia perderia automaticamente o seu cargo. 

"Ensinar de forma contrária à fé apostólica privaria automaticamente o papa do seu cargo", escreveu o Cardeal. "Todos nós devemos rezar e trabalhar corajosamente para poupar a Igreja de tal provação."

O Cardeal Müller já tinha afirmado esta posição numa entrevista em novembro de 2022, na qual disse:

"Num caso extremo, um papa poderia tornar-se herege enquanto pessoa privada e perder automaticamente o seu cargo, se a contradição com a revelação e o ensino dogmático da Igreja fosse evidente." 

A opinião de que um Papa poderia tornar-se herege e perder o seu cargo foi expressa pelo Cardeal São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja, que escreveu sobre o assunto no segundo livro da sua obra De Romano Pontifice (Sobre o Romano Pontífice). De acordo com Cardeal Bellarmine,"o Papa que é manifestamente herege deixa por si mesmo de ser Papa e chefe, do mesmo modo que deixa de ser cristão e membro do corpo da Igreja; e por isso pode ser julgado e punido pela Igreja."(De Romano PontificeLivro II, capítulo 30). 

O Magistério da Igreja Católica não ensinou com autoridade sobre a questão de saber se um papa herético perde automaticamente o seu cargo, pelo que esta continua a ser uma questão discutível entre os católicos.

Fonte: www.lifesitenews.com

=================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Declarou o zeloso Arcebispo Marcel Lefebvre:

"Como poderíamos nós, por obediência servil e cega, fazer o jogo desses cismáticos que nos pedem colaboração para seus empreendimentos de destruição da Igreja?

Eis porque estamos prontos e submissos para aceitar tudo o que for conforme à nossa fé católica, tal como foi ensinada durante dois mil anos mas recusamos tudo o que lhe é contrário. Já ouvimos a objeção: Então cabe a nós julgarmos a fé católica?

Mas não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada e crida durante vinte séculos e que está escrita nos catecismos oficiais. Como foi que agiram os verdadeiros fiéis diante das heresias? Preferiram dar o sangue a trair sua fé. Se acontecesse do papa não fosse mais o servo da verdade, ele não seria mais papa. Não poderíamos seguir alguém que nos arrastasse ao erro. Isto é evidente. Não sou eu quem julga o Santo Padre, é a Tradição. Para que o Papa represente a Igreja e seja dela a imagem, é preciso que esteja unido a ela tanto no espaço como no tempo já que a Igreja é uma Tradição viva na sua essência. Na medida em que o Papa se afastar dessa Tradição estará se tornando cismático, terá rompido com a Igreja. O Papa recebeu o Espírito Santo, não para pregar novas verdades, mas para manter a fé de sempre. Por esta razão, nós escolhemos o que sempre foi ensinado, e fechamos nossos ouvidos às novidades destruidoras da Igreja".

“Roma perderá a Fé e se tornará a sede do Anticristo”, são as palavras que Nossa Senhora profetizou em La Salette, na França, uma aparição reconhecida pela Igreja.

 

Veja também...

"Eu vou dizer uma Heresia" - Confessa Papa Francisco em entrevista

Papa Francisco nomeia ativistas e o sexto Mandamento corre perigo! O Sínodo vai liberar o Pecado?

Francisco nomeia arcebispo escandaloso para "cuidar" da Fé!

Verdadeiro arrependimento dos Bispos católicos (pelo falso Evangelho promovido por Francisco)

"Nós não queremos converter os jovens a Cristo nem à Igreja Católica" - As palavras de Dom Américo Aguiar, o Bispo responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude 2023, repercutiram de forma muito negativa entre os católicos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne